Nos dias de hoje, os usuários das redes sociais desejam descobrir boas experiências de compras sem ter que pesquisar muito. Sabendo dessa vontade em massa, o uso do design nos perfis de mídias sociais são uma vitrine para qualquer empresa.

Seja um empresário individual ou um influencer, as redes sociais serão os primeiros meios de contato que o público, ou possíveis clientes, vão ter acesso a marca. Se a pessoa está no comando de uma empresa, o seu tempo se torna escasso, mas se existir a opção de escolher o trabalho do cliente ou o trabalho no negócio, pode ser que escolha a primeira opção.

Fazer uma marca prosperar nas mídias a partir do zero pode assustar aqueles que não tem talento para o design. Mas aqui vamos te mostrar como isso pode ser possível, mesmo com as dificuldades aparentes.

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O The Next Web entrou em contato com um empresário solo de renome e mais dois profissionais da plataforma de design gráfico, Vista Create, que é focada em donos de empresas pequenas.

Mídias sociais são os novos currículos

O cantor e compositor, Samuel Andryk, diz que está acostumado a tocar em reuniões com os amigos e em cafeterias pequenas, mas sempre disseram que ele tinha talento para ser reconhecido entre os grandes artistas do ramo.

Seja qual for a profissão, é necessário que o número de seguidores nas redes sociais seja grande e fixo para que seja possível trocar o trabalho diário pela paixão verdadeira.

Samuel passou a responder dúvidas dos seguidores sobre seu trabalho e isso ajudou no crescimento do seu público. Agora ele trabalha na metade do seu tempo como treinador de marcas, oferecendo suporte para outros empresários individuais a começar os negócios.

Não é necessário ser expert em design

O músico não tinha nenhuma habilidade com design quando começou, mas para suprir a sua necessidade de conhecimento na área, ele utilizou programas de design livre que foram feitos para ajudar pessoas como ele a criarem suas identidades visuais com qualidade.

A especialista em design da VistaCreate, Kateryna Larina, disse que o software gratuito para iniciantes é super prático. “Hoje os visuais são muito mais complexos com tendências ao maximalismo, formas 3D e a animação, que tornou-se popular recentemente”.

Graças ao software de fácil acesso e que carrega uma infinidade de modelos prontos, ficou ainda mais prático criar uma marca social bacana.

Kateryna listou os ingredientes secretos para ter em mente na hora de criar uma identidade visual:

  • Ter uma composição bem pensada e equilibrada
  • Ter uma paleta de cores que mostre sua ideia principal
  • Fazer fotos e vídeos de qualidade
  • Ter uma tipografia interessante que se destaque
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Imagem: wee dezign/Shutterstock

Autenticidade

Quando se trata das tendências, mais importante do que seguir uma é criar a sua. É possível escolher uma série de elementos diferentes, como cores mais chamativas ou mais pastéis, formas divertidas, fontes de texto mais lúdicas e combinar objetos e stickers.

Ao falar em autenticidade, é bom lembrar que isso é um fator decisivo na hora do público escolher seguir o conteúdo, principalmente os usuários da Geração Z.

“Saiba como você quer que as pessoas se sintam. Eu quero que meu Instagram faça as pessoas se sentirem em casa dentro delas mesmas. Por isso, tudo o que eu posto ou compartilho tem como foco criar esses sentimentos de calor, conforto e pertencimento”, disse Samuel.

Com isso em mente, ele usa as dores, tecidos e iluminação a seu favor para criar esse ambiente acolhedor. É justamente isso que os empresários e influencers precisam se concentrar.

“Eu acho importante perceber que existe o fator superficial no Instagram. A primeira coisa que alguém nota ao rolar a tela é o aspecto visual, então garanta que as imagens sejam atraentes para o seu público. Trata-se de descobrir como ser autêntico e ao mesmo tempo jogar conforme as regras do aplicativo”.

Seja consistente

A chefe de conteúdo da VistaCreate, Sandra Iakovleva, diz: “Quando as fontes visuais no design não são suficientes, fontes ousadas e tipografia experimental são maneiras de despertar mais interesse nos seus designs”.

Sandra explica que se for um negócio, o cliente em potencial não vai lembrar dos posts de um perfil que tenta ganhar a todos. Isso gera confusão sobre a mensagem e a estética, resultando em clientes confusos.

Além disso, manter a consistência de publicações é outro fator importante para se destacar entre outros criadores de conteúdo digital. A junção do que é publicado e o que é dito, leva a compreensão mais clara do público sobre como a marca é representada.

 Se não souber por onde começar, Samuel deixou a seguinte fórmula:

  • 20% de posts promocionais, que diz o que você oferece no seu perfil
  • 20% de posts sobre o seu estilo de vida
  • 20% sobre os bastidores, tudo o que acontece por trás “das câmeras”, ou do que é compartilhado
  • 40% dos posts deve ser sobre valores centrais, crenças, visão e missão

Qualidade é mais importante do que a quantidade, mas esse é um bom esquema para começar os trabalhos.

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