O vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção na última quarta-feira (3), gerando um espetáculo incandescente de lava borbulhante e vastas nuvens de fumaça.

E imagens incríveis do fenômeno estão sendo mostradas em tempo real para o mundo todo. A plataforma de mídia islandesa mbl.is está transmitindo ao vivo do local, oferecendo diferentes visualizações da erupção em várias lives.

A área está localizada a cerca de 15 quilômetros do Aeroporto Internacional de Keflavik e cerca de 25 quilômetros da área metropolitana de Reykjavík, capital do país. No entanto, o risco para o público é baixo, uma vez que a área circundante é muito escassamente povoada.

As pessoas são fortemente aconselhadas a evitar o local da erupção. Houve relatos de que três turistas já foram feridos ao tentarem a ver o fenômeno de perto. Lava incandescente e detritos rochosos voadores não são o único perigo, mas também há a ameaça de explosões repentinas de gases potencialmente nocivos.

publicidade

Em comunicado, primeira-ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir, disse que erupção já era esperada desde que uma série de terremotos começou no fim de semana passado. “O que sabemos até agora é que a erupção não representa nenhum risco para áreas povoadas ou infraestrutura crítica. É claro que continuaremos monitorando a situação de perto e agora também nos beneficiamos da experiência adquirida com a erupção do ano passado”, disse.

Portanto, por mais tentador que seja ver o vulcão em atividade bem de pertinho, a melhor aposta é assistir do próprio sofá, por meio de uma das muitas transmissões ao vivo disponíveis.

Leia mais:

(Via IFLScience)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!