O catolicismo é uma das religiões mais antigas do mundo, tendo cerca de 1,3 bilhões de praticantes, de acordo com dados de 2021 do Vaticano. No Brasil, segundo o Datafolha, mais de 50% da população se considera católica. E é justamente dentro desse nicho gigantesco que o padre Alex Nogueira está inserido nas redes sociais.

A pesquisa do Datafolha publicada no começo de 2020, aponta que o catolicismo é a religião dominante no país, sendo seguida pela religião evangélica, que corresponde a 31% da população. Pessoas sem religião representam 10% dos brasileiros,  espíritas 3%, e religiões afro-brasileiras, como umbanda ou candomblé, 2%. 

publicidade

Segundo o Vaticano, o número de católicos cresceu nos últimos anos, inclusive durante a pandemia de Covid-19, em que as pessoas tiveram que adotar algumas medidas de restrição para evitar a contaminação. Com isso, muitas igrejas católicas tiveram que fechar suas portas e os padres partiram para as redes sociais para manter contato com seus fiéis e seguir trabalhando a espiritualidade deles. 

Este foi o caminho seguido pelo padre Alex Nogueira, que hoje já acumula mais de 1,3 milhão de seguidores em todas as suas redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook. 

publicidade

Em entrevista ao Olhar Digital, o padre Alex Nogueira, que é de Jacarezinho, no Paraná, relatou que o contato com as redes sociais se iniciou após começar a apresentar um programa católico na rádio, em 2012. “Não foi nada planejado”, garantiu o sacerdote.

Padre Alex Nogueira
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Segundo ele, em 2015 um ouvinte entrou em contato com a rádio para pedir os arquivos de áudio do programa para compartilhá-los em um grupo do WhatsApp, . “A partir de então, as pessoas começaram a compartilhar com outros e outros [grupos de WhatsApp]”, explicou.

publicidade

O padre Alex Nogueira afirmou que até o final de 2019, o WhatsApp era (e continua sendo) o principal método de divulgação de seu trabalho de evangelização. No entanto, com a chegada da pandemia em março de 2020, foi necessário estruturar um trabalho focado em outras redes, como o YouTube

“Com as restrições da pandemia, começamos estruturar uma forma de divulgarmos também pelo YouTube. E aí tínhamos o programa da Rádio Educadora, “Manhã de Luz”, e também criamos um canal no YouTube que eu sou responsável (sic) para divulgar outros tipos de oração”, contou o padre Alex Nogueira.

publicidade

“Nada foi planejado, isso tudo foi acontecendo, principalmente, a partir de 2015 com a popularização através do WhatsApp”, relatou o sacerdote.

Padre Alex Nogueira além das redes sociais

A divulgação da palavra do sacerdote não se restringe apenas ao Facebook, Instagram e YouTube. O padre utiliza, e bem, a plataforma de podcast. “O principal programa que divulgamos pelas plataformas (de podcast) que existem é o ‘Boa Noite Meu Jesus’, disponível em todas as plataformas possíveis no Brasil”, afirmou o padre Alex Nogueira, que comentou sobre o alcance do programa.

Leia também!

“Temos um alcance considerável, embora, não seja o foco principal da divulgação dos nossos programas. Hoje nosso alcance é muito maior pelo YouTube, Instagram e Facebook”, detalhou.

E como conciliar a produção de conteúdo com as missas?

Para lidar com a produção desses conteúdos e com os deveres de sacerdote, o padre Alex Nogueira afirma que tudo é feito com muita organização, principalmente de horários, com a ajuda de uma equipe.

“Nós temos outras pessoas que ajudam na edição e na publicação dos programas. Isso não é feito exclusivamente por mim, embora, eu também tenha (sic) uma ajuda significativa nisto, mas não faço tudo sozinho… Assim, nós conseguimos levar adiante a produção dos programas e, assim, evangelizar as pessoas, que é nosso principal objetivo”, finalizou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!