Do jovem que está ingressando no mercado ao profissional que deseja mudar de setor. A área de tecnologia é a que mais atrai trabalhadores, tendo uma grande influência no segundo grupo. De acordo com uma pesquisa da Land, empresa de recrutamento, 78% dos profissionais querem migrar para o mercado tech.

O principal detalhe é que a maioria dessas pessoas não estão ligadas ao setor. Apenas 9% possuem alguma formação anterior em tecnologia. O estudo da Land foi realizado no mês de julho de 2022.

publicidade

Leia mais:

É esse cenário que atrai, também, as edtechs, principalmente subsetores que oferecem cursos tecnológicos. Elas precisam, constantemente, desenvolver ferramentas e novos produtos para atender a crescente demanda educacional do setor.

publicidade

“A área da tecnologia hoje é uma das mais complexas do mercado, assumindo diversas segmentações internas, não se resumindo apenas às tradicionais áreas de software e programação, mas também Data Science, UX, Design, Marketing, dentre outras”, listou Paulo Silveira, CEO do Grupo Alura, maior comunidade em educação tecnológica da América Latina.

Silveira acredita que a busca por melhores condições de trabalho, oportunidades de crescimento e a grande necessidade de profissionais tech em um mercado cada vez mais aquecido é o que têm atraído diversas pessoas. Assim, a área se tornou um verdadeiro objeto de desejo.

publicidade

Para atender as demandas do mercado, a edtech vai lançar novos produtos, como o Vitrine Dev, voltado para o portfólio, e o Guia de Carreira do Dev em T, que busca uma forma de organização e orientação para quem deseja construir uma trajetória profissional sólida na área de desenvolvimento e profissões correlacionadas.

Pessoa estudando com caderno e computador
Profissionais estão migrandeo de área, principalmente para a tecnologia. Imagem: mangpor2004 / Shutterstock

Outras duas novidades são o evento DevLeaders Conference, no dia 24 de setembro, que vai reunir profissionais experientes para dar palestras e mostrar cases, e o Bolha Dev, podcast diário e vespertino, já disponível nos canais de streaming.

publicidade

A ideia por trás dos novos cursos e eventos é facilitar o processo migratório dos profissionais para a tecnologia. Afinal, mudar de área pode gerar muitas dúvidas.

“Por isso a importância de entregar as ferramentas adequadas, olhando para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de um acompanhamento próximo durante todo esse processo dentro de uma comunidade, um espaço de troca e apoio, que viabiliza maior amparo para iniciantes e todos os demais profissionais inseridos neste mercado”, concluiu Silveira.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!