A Apple gosta bastante de divulgar a segurança da sua loja de aplicativos. Mas, o quanto disso é verdade? Alex Kleber, o Researcher Privacy 1st, analisou sete contas diferentes de desenvolvedores, gerenciadas pelo mesmo desenvolvedor chinês. E lá, na App Store para Mac, encontrou aplicativos repletos de malware.

O pesquisador observou que os aplicativos tinham um malware oculto capaz de receber comandos de um servidor. Os apps passavam pelas verificações de segurança iniciais da loja antes que o malware fosse ativado. Em alguns, a versão de revisão da Apple tinha uma interface de usuário bem diferente da final, pois os desenvolvedores alteravam remotamente.

publicidade

Leia mais:

Para ocultar seu provedor de hospedagem, os aplicativos se comunicavam com serviços populares. Kleber descobriu ainda que as políticas de privacidade dos programas utilizavam sites gratuitos do Google. Outro detalhe: todos usam a mesma senha para descriptografar um arquivo JSON usado para enganar a equipe de revisão da Apple. Foi isso que confirmou que eles têm o mesmo desenvolvedor.

publicidade

Na loja, os apps com malware tinham avaliações falsas, que geralmente são compradas por desenvolvedores para tornar os produtos autênticos e atraentes. A maioria das classificações de 5 estrelas era escrita por falantes não nativos do inglês e as revisões tinham o mesmo estilo, com “APP” sempre escrito em maiúsculas. Apenas as avaliações de uma estrela são genuínas.

Parte dos aplicativos já foram removidos. Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock

Cópias do mesmo aplicativo foram criadas pelo desenvolvedor, para ganhar participação de mercado. Os nomes eram bastante populares, como o ‘PDF Reader for Adobe PDF Files’. Ele engana os usuários, com assinaturas indesejadas, e mesmo assim foi um dos mais baixados na App Store do Mac nos Estados Unidos.

publicidade

Avaliações falsas já foram apagadas pela Apple e parte dos apps já foi removida da loja. O caso segue a notícia de mais de duas dúzias de aplicativos Android com malware, bastante populares, descobertos na Google Play Store.

Via: Techspot

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!