A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que, a partir desta terça-feira (9), a vacinação de crianças de 3 a 4 anos com a primeira dose (D1) contra a Covid-19 será paralisada. De acordo com informações da Agência Brasil, o motivo seria a falta de doses, que foram solicitadas desde o mês passado pela prefeitura do Rio, mas ainda não foram entregues.

Criança sendo vacinada
Covid-19: RJ paralisa vacinação de crianças de 3 e 4 anos nesta terça-feira (9). Imagem: Studio Romantic / Shutterstock

De 15 de julho a 8 de agosto, as unidades da secretaria vacinaram 39.319 crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose (D1) da CoronaVac, único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso neste público. 

Quando a imunização desta faixa etária foi aprovada pela agência federal, o município do Rio tinha doses da vacina em estoque, o que permitiu o início imediato da aplicação. Apesar das solicitações de novas doses, neste momento, não há previsão de quando nova remessa será enviada pelo Ministério da Saúde – responsável pela operação. 

Leia mais! 

publicidade

Nota do Ministério da Saúde 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde explicou que está em tratativas para aquisição do imunizante com maior celeridade, de acordo com a disponibilidade de entrega das doses pelos fornecedores. 

“Foram entregues mais de 44,9 milhões de doses de vacina para a campanha contra a covid-19 [no Rio]. Destas, mais de 10 milhões de doses são CoronaVac. A pasta reitera a disponibilidade de outras vacinas para o público acima de 5 anos e reforça a necessidade de estados e municípios cumprirem as orientações pactuadas para garantir a imunização da população brasileira”, esclareceu a pasta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!