O Google Workspace, nesta segunda-feira (8), liberou uma nova atualização para o Google Agenda que permite identificar a localização de um funcionário a cada dia de trabalho presencial. Ele pode inclusive escolher um prédio especifico, algo muito útil em empresas com vários prédios, além de fábricas ou instituições de ensino, por exemplo.

Captura de tela mostra recurso de localização do Google Agenda
Captura de tela mostra recurso de localização do Google Agenda / Divulgação: Google

Vale lembrar que em 2021, o Google Agenda permitiu que os usuários respondessem se iriam participar de um evento de maneira presencial ou virtual em home office, mas agora é possível informar exatamente em localização (incluindo o prédio) pretendem trabalhar durante o seu dia.

publicidade

Recurso de localização do Google Agenda pode facilitar planejamento

No release de lançamento, o Google listou vários argumentos para a utilidade do novo recurso de localização de trabalho do Google Agenda. Como citamos, caso você esteja trabalhando em uma empresa ou instituição com vários prédios, poderá marcar especificamente em qual deles está. Segundo o Google, “isso ajuda seus colegas a melhor entenderem onde você planeja trabalhar a cada dia.”

Para o Google, essa mudança pode ajudar o app de calendário a dar sugestões mais inteligentes para salas de reuniões, por exemplo. Isso, pois, caso uma grande parte dos funcionários estejam concentrados em prédio, não será preciso que a massa mude de local.

publicidade

Além disso, Google também destaca que essa função pode facilitar a vida de quem gerencia os calendários de outra pessoa, como assistentes executivos, que agora podem adicionar e atualizar o local de trabalho do calendário no Google Agenda.

Porém, vale lembrar que é preciso de adaptações para que essa realidade se torne possível. Portanto, as empresas que desejam usar essa ferramenta, devem garantir que o local de trabalho esteja ativado para o Google Agenda, com prédios de escritórios estruturados também precisando ser configurados no console de administração.

publicidade

Leia mais:

Quem pode usar o novo recurso de localização do Google Agenda?

Esse novo recurso do Google parece bem útil, mas não está disponível para todos os usuários. Assim, é preciso assinar algum desses planos: Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Plus e organizações sem fins lucrativos, além dos clientes legados do G Suite Business.

publicidade

O recurso deve estar disponível para os assinantes dos planos citados em até 15 dias. Além disso, vale citar que as contas do Google pessoais, clientes do Google Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials, Frontline e G Suite Basic legados não terão acesso.

Via Techradar

Imagem: Shutterstock/ dennizn

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!