Com o aumento dos ataques digitais ao redor do mundo, o mercado de seguros cibernéticos, ou ciberseguros, tem se tornado uma opção recorrente para usuários e empresas que desejam contar com uma cobertura em caso de prejuízo causado por ciberataques. E a demanda elevou os preços.

Dados pesquisa “Cibersecurity Insurance”, da GlobalData, estimam que o setor de seguros cibernéticos terão crescimento de 10% até 2025. Com isso, a receita das empresas do setor em 2020 de US$ 6,4 bilhões passará para US$ 10,6 bilhões. 

publicidade

Leia mais:

Com a elevação dos ciberataques, hacks e outros tipos de cibercrimes, o preço dos seguros cibernéticos tem aumentado também. Além disso, seguradoras têm adotado uma novas ações para aquisição de novas coberturas, renovação de serviços ou adicionais. O procedimento envolve solicitar mais informações.

publicidade

Entre abril e junho deste ano, os preços dos ciberseguros aumentaram 79% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Global Insurance Market Index.

Gráfico de expectativa de crescimento do mercado de cibersegurança com foco nos seguros cibernéticos. Imagem: Reprodução Global Data.

Hoje, as empresas que compram serviços de ciberseguros devem fornecer diversas informações sobre os procedimentos de segurança dentro da companhia. “Antes dos questionários, você apenas dava a eles o valor da cobertura que você queria e o setor em que estava, e pronto”, disse Chris Castaldo, diretor de segurança da informação da Crossbeam, em entrevista ao site Cybersecurity, do Wall Street Journal (WSJ).

publicidade

O número elevado de perguntas e informações concedidas às seguradoras acontece pelo receio da ciberseguradora em correr um risco financeiro, disse Judith Selby, sócia do escritório de Nova York da Kennedys Law LLP ao WSJ. 

“O escrutínio das subscrições ficou realmente mais rígido nos últimos 18 meses ou mais”, disse Selby, que revelou algumas informações solicitadas na análise das empresas pelas seguradoras, como: planos de backup, se as redes são segregadas para evitar disseminação de malware, monitoramento e proteção de dispositivos contra ameaças, entre outras.

publicidade

Selby ressaltou que algumas empresas precisarão da cobertura de mais de uma seguradora justamente por alguns seguros cibernéticos não estarem dispostos a correr tantos riscos financeiros com determinada empresa.

Imagem: Follow Focus/ Shutterstock

Com informações de Cibersecurity e GlobalData

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!