A compra da Activision Blizzard pela Microsoft ainda nem foi finalizada, mas continua sendo um assunto regular neste ano, trazendo vários “subtópicos” sobre a aquisição. Um exemplo está nas discussões envolvendo “Call of Duty” e a Sony, já que a franquia agora está nas mãos do Xbox.

Tendo isso em vista, um artigo de Christopher Dringl, do site GamesIndustry.biz, aborda o assunto e indica que a Sony enxerga “Call of Duty” como “indescritível”. Por isso, a empresa observa com preocupações a franquia, devido à uma possível tentativa da Microsoft de tornar a série exclusiva do Xbox. Segundo a companhia japonesa, “CoD” é um jogo que “influência a escolha do usuário por um console” e nenhum concorrente seria capaz de rivalizar com o game.

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call of duty
Imagem: Reprodução/Activision

Por outro lado, Dringl alega que há marcas como “FIFA” e “Fortnite” que são maiores do que “CoD” e o jogo de FPS não é tão forte em mercados importantes, como o Japão. Além disso, ele cita o exemplo do Nintendo Switch, o “maior console do mercado no momento” e que nunca recebeu um título da franquia.

Para tentar sustentar o receio da Sony, Dringl exemplifica com a compra da Bethesda pela Microsoft, já que, logo após a aquisição, a empresa anunciou que os jogos do estúdio não seriam lançados nos consoles PlayStation. Contudo, para o autor do texto, “CoD” estaria em um nível bem acima dos títulos da Bethesda e uma suposta tentativa de tornar a franquia exclusiva apenas prejudicaria o Xbox. Até por isso, “Minecraft” continua sendo compartilhado com a Nintendo e o PlayStation.

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No entanto, o autor afirma que há uma dose de razão na preocupação da Sony. O serviço Game Pass é uma arma poderosa do Xbox e seria um objeto de marketing fortíssimo para tentar influenciar os fãs de “CoD” a trocarem o PlayStation pelo console da Microsoft. O jogo é um dos mais populares da Sony e isso deixaria a empresa japonesa em um dilema: rejeitar uma das franquias mais cultuadas ou fazer uma espécie de “anúncio” do Game Pass?

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Com isso, “Call of Duty” é um elemento chave para a discussão. A Microsoft foca nas assinaturas e streaming e o jogo deve ser uma dessas armas para a mudança de distribuição dos jogos.

A Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard no início de 2022, em um acordo que girou em torno de US$ 70 bilhões (cerca de R$ 356 milhões na cotação atual). No entanto, a compra ainda está sendo analisada pelas comissões responsáveis dos EUA e a expectativa é que a aquisição seja finalizada ainda este ano.

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A reportagem completa de Christopher Dringl pode ser conferida aqui.

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