Desde o lançamento do primeiro jogo em 2000, “The Sims” vem evoluindo e adicionando novas opções no controle de personagens. No entanto, a desenvolvedora Maxis nunca introduziu a opção de aborto para as grávidas até hoje, o que foi contornado por alguns ‘mods‘ (versões modificadas) do game.

O aborto é uma discussão que se tornou ainda mais intensa nos últimos anos. Recentemente, a Suprema Corte dos EUA derrubou a decisão conhecida como “Roe contra Wade”, que garantia o direito nacional ao aborto, algo que reacendeu os debates. Com isso, sendo “The Sims” uma simulação da vida real, o jogo acaba sendo introduzido no debate.

the sims
Imagem: Reprodução/Eletronic Arts

E “The Sims”, de fato, evoluiu desde os primeiros jogos, ao incluir tópicos progressistas nos últimos títulos. Contudo, o aborto não é algo que a Maxis pensou em implementar e, por isso, os esforços ficaram por conta de jogadores que modificaram o game para incluir essa opção, caso do mod “Miscarriage Chance & Abortion”.

“Você poderá enviar suas Sims grávidas para fazer um aborto no hospital. A opção só estará disponível quando o Sim está no primeiro ou segundo trimestre de gestação”, diz a descrição oficial do mod. “seus Sims poderão receber um bônus ‘Se sentir culpado’ ou ‘Se sentir aliviado’, caso eles tenham o traço ‘Odeia Crianças'”, continua a descrição. De acordo com a criadora do mod, em entrevista à agência Axios, essa é uma maneira de responsabilizar os usuários no jogo, em vez de usar a opção sempre que quiserem.

publicidade

Outro mod disponível que oferece a opção do aborto é o “Relationship & Pregnancy Overhaul”, da ‘modder’ Lumpinou. Segundo ela, a modificação é uma luta por uma experiência humana completa no jogo, onde os jogadores podem dizer “sim ou não”. Lumpinou começou a fazer suas versões de “The Sims” após observar que as Sims não podiam contar ao parceiro sobre uma promoção no emprego. Depois disso, ela começou a fazer modificações, até chegar no mod para abortos.

Leia mais:

Na modificação de Lumpinou, os Sims que interrompem uma gravidez poderão produzir vários sentimentos distintos, como alívio, culpa, perda, estresse ou confiança, além de outras reações. A modder afirma que é uma tentativa de tornar o jogo mais realista.

“The Sims” é um jogo de simulador da vida real originalmente lançado para PC, em 2000, desenvolvido pela Maxim e distribuído pela EA. O último título da série foi “The Sims 4”, lançado em setembro de 2014 e a produção do quinto game da franquia foi oficialmente confirmada recentemente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!