Ciclone atinge litoral catarinense: veja sites para saber a situação em sua cidade

Lyncon Pradella10/08/2022 09h46
windy.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A passagem de um ciclone extratropical pelo litoral catarinense nesta quarta-feira (10) deixou moradores e, principalmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em estado alerta. Com muita chuva e ventos bem fortes, a situação é realmente crítica. Para tentar se prevenir nos próximos dias – a previsão é que o fenômeno continue até sexta-feira (12) -, o Olhar Digital separou alguns sites que podem ajudar os moradores destes locais a se prevenirem.

Confira alguns sites e aplicativos para se prevenir de ciclones

windy ciclone
Imagem: Reprodução/windy.com

Windy

O Windy é um dos melhores sites para saber a temperatura, força e direção dos ventos. Com um mapa de calor, ele indica por completo o que os moradores podem esperar. Na imagem acima, feita nesta quarta (10), é possível ver a calamidade que se encontra o litoral catarinense.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2021-07-26-às-21.07.41-1024x435.jpg
Imagem: Reprodução Climatempo

Climatempo

Clássico, o Climatempo é um dos sites mais acessados para quem deseja saber como vai estar a temperatura no Brasil. A página, além de dados sobre máxima, mínima, umidade do ar e precipitação, conta ainda com notícias e especialistas explicando sobre as mudanças climáticas, tais como o ciclone que passa por Santa Catarina.

O site explica inclusive que estão circulando algumas fake news sobre a friaca que deve fazer essa semana. Segundo o Climatempo, vai ter frio intenso sim, mas longe dos -15ºC que algumas mensagens informam. O mais provável é que a temperatura mais baixa que o período tenha é de cerca de -8ºC na serra de Santa Catarina.

ciclone
Imagem: Reprodução Instituo Nacional de Metereologia

Instituo Nacional de Metereologia

Quer informações oficiais? Com acompanhamento em tempo real e imagens via satélite? Tudo isso está no site do Instituo Nacional de Metereologia, que pertence ao Governo Federal e é a fonte que muitos sites usam para informar a previsão do tempo aqui no Brasil, inclusive o Google. Quando você procura pela temperatura em sua cidade no buscador, a informação exibida é justamente a do INMET.

Leia mais:

O monitoramento do Instituto é bastante completo, mostrando as movimentações das ondas climáticas e a previsão para as próximas semanas. Para quem está preocupado com o ciclone, é uma excelente fonte de informação e dados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2021-07-26-às-21.07.56-1-1024x563.jpg
Imagem: The Weather Channel

The Weather Channel

O The Weather Channel é um canal de TV americano especializado em clima, que possui site em português e também é bastante usado no Brasil por quem deseja saber a previsão do tempo. Aqui da para conferir a previsão em um esquema quinzenal, mensal ou diário. Tudo com atualização constante. O serviço também conta com um app.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2021-07-26-às-21.10.29-1024x593.jpg
Imagem: Reprodução AccuWeather

AccuWeather

A AccuWeather é uma empresa dos Estados Unidos especializada em Metereologia. Os dados coletados por essa companhia são usados em muitos widgets de smartphones que exibem a previsão do tempo. Então é muito provável que a previsão mostrada em seu celular venha daqui. AccuWeather ainda possui um app para o Android.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1we-1024x894.jpg
Imagem: 1Weather

1Weather

O 1Weather é um aplicativo bastante popular que você pode baixar no seu aparelho para saber a previsão do tempo. Aqui é possível adicionar notificações para o app te avisar de mudanças importantes, como a formação de ciclones extratropicais. Além disso, tudo está disponível em português.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.