A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (11) a quarta fase da Operação Kryptos que combate organizações criminosas envolvidas com fraudes bilionárias no mercado de criptomoedas.

Foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio. Na operação 25 policiais federais miraram alvos que estão nos Estados Unidos com mandado de captura Red Notice, ferramenta de cooperação policial internacional da Interpol.

Até o momento a operação Kryptos já conseguiu apreender 10 veículos de luxo, avaliados em cerca de R$6 milhões.

Leia mais:

publicidade
RJ.jpeg
Hoje serão cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de busca e apreensão Imagem: Reprodução/ Polícia Federal

A investigação revelou que nos EUA a organização criminosa foi estruturada por um indivíduo que saiu do Brasil por ter recebido condenação prévia por tráfico internacional de drogas. Anteriormente esse indivíduo havia sido preso por ser um dos pilotos responsáveis por repassar drogas do cartel comandado pelo traficante colombiano Pablo Escobar.

Conforme apurou a Polícia Federal, as atividades criminosas usando criptoativos aconteceram pela utilização de documentos falsos em solo americano. Os stablecoins (criptoativos lastreados em dólar americano) eram depositados na conta do líder da organização criminosa.

Segundo o comunicado da PF, os investigados com envolvimento nos crimes poderão ser condenados a cumprir pena de até 22 anos de reclusão pela prática de emissão ilegal de valores mobiliários sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais.

Imagem: StockphotoVideo/Shutterstock.com

Com informações de Polícia Federal

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!