O Google Fotos é um serviço de armazenamento e compartilhamento de fotos e vídeos que oferece uma série de recursos incríveis para os usuários. Ainda assim, muita gente não aproveita todo o potencial do serviço. Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas para você aproveitar melhor o Google Fotos. Esperamos que estas dicas te sejam úteis!

1 – Ouvir e copiar texto de foto

Com o Google Fotos, é possível digitalizar uma foto com um texto e, em seguida, copiá-lo para usar onde quiser. Para isso, basta abrir a imagem que deseja digitalizar e selecionar “Copiar texto da imagem” na barra de ferramentas flutuante. O Google Fotos irá converter a imagem em texto e você poderá copiá-lo e colá-lo onde quiser.

2 – Pesquisar com o Google Lens 

O Google Lens é uma ferramenta de inteligência artificial que pode ser usada para analisar imagens e extrair informações a partir delas. Com o Google Fotos, você pode usar o Google Lens para pesquisar por imagens semelhantes na web, identificar objetos e pessoas nas suas fotos ou até mesmo obter mais informações sobre um lugar que você visitou.

Para usar o Google Lens no Google Fotos, basta abrir a imagem desejada e selecionar ” Google Lens” na barra de ferramentas flutuante.

publicidade

3 – Criar animação, colagem ou filme

O Google Fotos também oferece aos usuários a opção de criar animações, colagens ou filmes a partir das suas fotos e vídeos. Para isso, basta selecionar as imagens que deseja usar e, em seguida, selecionar “Criar” na barra de ferramentas flutuante. Você poderá escolher entre vários formatos diferentes para criar a sua animação, colagem ou filme.

Ícone Google Fotos na tela de um smartphone
Confira 5 dicas para usar melhor o Google Fotos. Imagem: Primakov/Shutterstock

4 – Organizar fotos em apenas um lugar 

Com o Google Fotos, você pode facilmente organizar todas as suas fotos em um único lugar. Basta selecionar as imagens que deseja organizar e, em seguida, selecionar “Organizar” na barra de ferramentas flutuante. Você poderá então criar álbuns para as suas fotos ou adicioná-las a uma pasta existente.

4.1 – Excluir do dispositivo

Uma dica para quem quer liberar espaço no celular: o Google Fotos oferece a opção de excluir as imagens do dispositivo após o upload para a nuvem. Para isso, basta abrir as configurações do Google Fotos e ativar a opção “Excluir após o upload”. Dessa forma, todas as imagens que forem enviadas para o Google Fotos serão excluídas automaticamente do seu dispositivo.

4.2 – Criar pasta trancada

Por fim, uma dica de segurança: o Google Fotos oferece a opção de criar pastas trancadas com senha para as suas imagens mais privadas. Para isso, basta abrir as configurações do Google Fotos e selecionar “Criar pasta trancada”. Você poderá então escolher um nome e uma senha para a sua pasta. Somente você terá acesso às imagens que estiverem nessa pasta.

4.3 – Mover fotos para o arquivo

Se você tem fotos que não quer que sejam excluídas do seu dispositivo, mas também não quer que elas fiquem ocupando espaço na sua biblioteca, uma boa dica é mover as imagens para o arquivo. Para isso, basta selecionar as imagens que deseja mover e, em seguida, selecionar “Mover para o arquivo” na barra de ferramentas flutuante. As imagens serão movidas para um arquivo separado e não ocuparão mais espaço na sua biblioteca.

5 – Editar fotos

O Google Fotos também oferece aos usuários a opção de editar suas fotos como um profissional. Para isso, basta selecionar a imagem que deseja editar e selecionar “Editar” na barra de ferramentas flutuante. Você poderá então ajustar as cores, o brilho e o contraste da imagem, além de adicionar efeitos especiais.

5.1 – Google One

Além de todas essas dicas, vale a pena mencionar o Google One. O Google One é um serviço pago que oferece aos usuários mais espaço na nuvem do Google Fotos e outros benefícios, como suporte técnico e acesso a cupons de desconto. Se você é um usuário assíduo do Google Fotos, vale a pena considerar o Google One.

Imagem de destaque: rafapress/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!