O Google Lens (ou simplesmente Lente do Google) é um aplicativo de reconhecimento inteligente desenvolvido pela gigante de buscas para trazer ao usuário informações mais relevantes usando a análise visual.

Com ele, é possível fotografar a capa de um livro, por exemplo, usando a câmera do iPhone (também funciona no Android) e pesquisar mais sobre um texto ou imagem da publicação.

publicidade

A ferramenta também conta com alguns filtros de pesquisa (para saber mais sobre eles clique aqui): tradução do texto selecionado, pesquisa do texto selecionado, dever de casa (que fornece respostas ao fotografar uma pergunta), compras, lugares e, por fim, refeições.

Para aproveitar todos esses recursos, basta ter o aplicativo de pesquisas do Google instalado no seu aparelho.

publicidade

Leia mais:

Como usar o Google Lens no iPhone

1. Abra o aplicativo do Google no seu dispositivo.

publicidade

2. Na barra de pesquisa, você verá o ícone em destaque. Toque na câmera fotográfica colorida para acessar o Google Lens.

3. Na tela de apresentação, toque em ‘Abrir câmera’.

publicidade

4. Na próxima janela, o Google solicitará a autorização para acessar a câmera do iPhone. Toque em ‘OK’ para continuar.

5. Em seguida vem a parte interessante. Aponte a sua câmera para um objeto que deseja saber mais. No exemplo abaixo, foi utilizado o livro “Ferrari: O homem por trás das máquinas“.

6. Quando estiver tudo certo, toque no botão de captura de imagem (ícone de lupa). Aguarde alguns segundos pelos resultados do motor de buscas do Google.

7. Toque ou arraste a aba inferior para cima para mostrar mais resultados da pesquisa na tela.

Se quiser refinar as buscas, toque no ícone de filtro (círculo com três linhas verticais) na lateral inferior esquerda. Imagem: Captura de tela

No exemplo acima, o Google Lens reconheceu o rosto de Enzo Ferrari na capa do livro e retornou com resultados relevantes referentes ao fundador da montadora italiana.

Crédito da imagem principal: Suchada Sukploy/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!