A Delphix, empresa líder mundial do setor para DevOps e Test Data Management (TDM), produziu um estudo global, juntamente com a Pulse, que revelou que 76% dos líderes de TI não confiam na habilidade de sua organização de se proteger contra roubo de informações.

A análise foi baseada em entrevistas com 100 gerentes de TI e segurança de organizações de diversos países, também destaca que a maioria das organizações ainda não está pronta para se defender de ataques de ransomware.

Leia mais:

Mais de 80% dos entrevistados disseram que não fazia testes e simulações para segurar a recuperação ágil e fundamental de aplicativos e informações críticas para os negócios em caso de acidentes, e apenas 6% afirmaram estar cientes das três principais variantes de ransomware (criptografia de dados, bloqueio do sistema e roubo de dados).

publicidade

Ademais, enquanto 99% dos entrevistados usam uma solução de backup de terceiros, a maioria não utiliza recursos importantes, como Recuperação para um Ambiente Isolado, Mascaramento de Dados e Retenção à Prova de Adulteração.

“As descobertas desta pesquisa acendem o alerta sobre o nível de prontidão das organizações para defesa contra os ataques de ransomware. Trata-se de um preparo necessário para quando o ataque acontecer, ao invés de uma esperança de que não aconteça”, diz Bruna Bolorino, vice-presidente para América Latina e Caribe da Delphix.

Outras informações coletadas durante a análise, estão relacionadas ao tempo de inatividade após o ataque, que além de perder renda também pode levar a multas, perda de dados críticos para os negócios e a crise de imagem no mercado.

Estima-se que um único ataque de ransomware que causam 3 dias de inatividade para a empresa, pode custar às instituições cerca de US$ 30 milhões a mais de US$ 150 milhões.

Dos executivos de organizações que sofreram algum ataque, 70% alegaram que o sistema de backup foi comprometido, 68% disseram que as informações de identificação pessoal foram afetadas, 48% perderam dados permanentemente e 40% tiveram dados roubados. Destes, 24% ainda pagaram resgate e 14% foram atacados novamente.

76% dos executivos de TI não garantem segurança em empresa para se defender de ataque hacker
Imagem: PeachShutterStock/Shutterstock

Dos líderes das organizações invadidas, 70% afirmaram que seu sistema de backup foi corrompido, 68% relatam que dados de identificação pessoal foram prejudicados, 48% perderam informações para sempre e 40% tiveram informações roubadas. Destes, 24% custearam o resgate e 14% foram atacados de novo.

“Pensando especificamente nos dados, muitas empresas podem considerar que apenas um sistema de backup já é o suficiente para elas estarem protegidas. Porém, pesquisas já mostram que as perdas de dados chegam até 71% em casos de dependência do backup, uma vez que os backups convencionais, em sua grande maioria são lentos, incompletos e com intervenções manuais sujeitas a erros”, explica a vice-presidente.

A boa notícia é que hoje plataformas de dados de alta performance, como as de DevOps para Dados (DevOps TDM) e Continuous Compliance, já permitem às empresas automatizar a segurança dos dados, enquanto entregam rapidamente os dados de teste para acelerar novas versões das aplicações”, conclui Bruna.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!