Um time de pesquisadores de diversas instituições dos Estados Unidos conseguiu retirar um núcleo de gelo da Antártida, que contém amostras da atmosfera da Terra de até 5 milhões de anos atrás.

A amostra foi retirada do Ong Valley, na Antártida, e o feito foi publicado no The Cryosphere, onde os cientistas explicaram o motivo da escolha do local para coleta da amostra e o que eles esperam descobrir com os estudos deste núcleo de gelo.

A retirada de núcleos de gelo da Antártida por cientistas não é novidade e vem sendo feita há vários anos. O objetivo é estudar as bolhas de ar que ficaram presas no gelo, com algumas datando de milhões de anos atrás. Assim, é possível aprender mais sobre a atmosfera da Terra na época em que estas bolhas ficaram presas.

Até agora, as retiradas de núcleos de gelo vinha sendo feita em localidades mais a leste da Antártida, visto que o gelo nesta área foi depositado lentamente em camadas facilmente determinadas ao longo de milhões de anos.

publicidade
amostra antártida
Mapa e imagens de satélite dos locais de coleta. Imagem: The Cryosphere.

Mas desta vez os pesquisadores decidiram coletar amostras do Ong Valley, que fica localizado nos Montes Transantárticos, que separam os lados leste e oeste da Antártida. Nesta região, o gelo foi depositado por geleiras que desciam das montanhas e, à medida que o gelo ao topo derretia, as rochas puxadas das montanhas criaram uma camada protetora para o gelo abaixo delas.

Pesquisas anteriores já sugeriam que o gelo localizado abaixo destas rochas poderia datar de até 5 milhões de anos atrás. Além do fato de ser mais antigo do que nos locais previamente escavados, o gelo no Ong Valley tem espessura inferior, o que permite a obtenção de núcleos que podem ser usados nas pesquisas, sem a necessidade de perfurações profundas.

Leia também:

As amostras foram coletadas entre 2017 e 2018, e os pesquisadores conseguiram ter acesso ao gelo localizado por baixo das rochas, e coletar uma amostra de 9,5 metros de comprimento.

A partir disso, testes de iniciais isótopos contidos no núcleo apontaram uma idade do gelo entre 3 milhões a pouco mais de 5 milhões de anos. Além disso, os pesquisadores descobriram que o gelo por baixo das rochas na verdade é contido de duas camadas, o que sugere que duas geleiras acabaram naquele local, com milhões de anos de diferença entre elas.

Via Phys.org.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!