O Reino Unido informou, nesta segunda-feira (15), que aprovou uma nova vacina da Moderna que tem como alvo a variante Ômicron. De acordo com a farmacêutica, o imunizante é uma novidade mundial e consiste em uma dose de reforço bivalente, protegendo contra o vírus original da Covid-19 e a cepa.
Segundo informações da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) do Reino Unido, a fórmula também “produz uma forte resposta imunológica” contra as subvariantes da ômicron BA.4 e BA.5.
A reguladora britânica também concluiu que a nova vacina “cumpre com os parâmetros de segurança, qualidade e eficácia” e acrescentou que as doses serão usadas em adultos.

De acordo a AFP, o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, destacou que o Reino Unido é o primeiro país a aprovar uma vacina bivalente contra a Ômicron, ação importante visto que essa variante é a de maior presença na Europa. O executivo também ressaltou a importância dessa nova geração de vacinas.
Uma outra vacina contra as duas subvariantes da cepa ômicron, agora da Pfizer, também está em processo de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A autorização para uso deve vir nos próximos meses, conforme divulgou o UOL.
Leia mais!
- Brasil registra 40 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas
- Zolpidem: jovem alucina e gasta R$ 9 mil após tomar o remédio; entenda os riscos
- Ansiedade: Canabidiol pode ser opção para jovens que não respondem a terapias
Covid-19 e suas variantes
A cada variante da Covid-19 que surge, emana também o medo e a dúvida: o quão mais contagiosa essa será? A última a assumir o posto foi a BA.5 da Ômicron, que frustrou qualquer plano de uma “folga” nos casos crescentes de infecção por coronavírus.
De acordo com cientistas ao The Wall Street Journal, as cepas estão evoluindo e se tornando melhores em evadir as defesas existentes de nosso sistema imunológico. Estima-se que a subvariante BA.5 seja cerca de 70% mais transmissível do que BA.2, outra variante da Ômicron conhecida como “ômicron silenciosa”. A escalada na taxa de contagio aconteceu, praticamente, com todas as versões do vírus, que foi se espalhando e se modificando. Confira mais detalhes sobre as variantes aqui.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!