Na madrugada da última segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que foi detectado ataque hacker no seu site, além de sistemas e serviços digitais usados por cidadãos da capital. 

Em nota publicada à noite, a prefeitura divulgou que está trabalhando com a Empresa Municipal de Informática e Planejamento (InplanRio) para resolver os problemas. “A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan estão trabalhando para minimizar o impacto e fazer com que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível”, disse a prefeitura. 

Leia mais:

Com o ataque, o portal da prefeitura, o Carioca Digital, Nota Carioca e Rio Mais Fácil ficaram fora do ar. O aplicativo Táxi Rio também ficou indisponível, o que causou transtornos aos pacientes de hemodiálise e outros tratamentos que usam o serviço para se deslocar até as unidades de saúde. “Por segurança, o portal Carioca Digital, o Nota Carioca, o Rio Mais Fácil e outros serviços digitais estão indisponíveis”, disse a prefeitura. 

publicidade

Além desses serviços, o Centro Administrativo São Sebastião, responsável pela prestação dos principais serviços na capital, ficou inoperante devido ao ataque. Com isso cidadãos não puderam ser atendidos. 

Até o momento da publicação desta nota, os sites da Prefeitura do Rio de Janeiro permanecem fora do ar. Com isso, os demais serviços que usam o endereço da prefeitura continuam sem acesso.

Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!