Cinco décadas após a criação da divisão M (ou “Motorsport“), dedicada exclusivamente a veículos de alto desempenho, a alemã BMW começou a testar o seu primeiro veículo elétrico e esportivo quadrimotor.

Baseado no BMW i4 M50, o carro conceito apresenta quatro motores que oferecem tração nas quatro rodas e um sistema de controle de direção dinâmico inovador. Segundo a empresa, o conjunto oferece “um nível sem precedentes de desempenho e experiência” para o segmento de EVs.

publicidade

O veículo de testes, que aparece no teaser abaixo, apresenta uma carroceria modificada, com arcos mais largos nas rodas e um conceito visual que remete a série atual das BMWs M3 e M4.

Veja também:

publicidade

Sistema de tração M xDrive

No coração do carro, está o sistema de tração M xDrive de quatro motores que permite acionar cada roda por motor elétrico, o que, segundo a BMW, oferece ao motorista “uma distribuição precisa e rápida do torque de acionamento”.

A reação quase instantânea dos seus motores também será um divisor de águas para os EVs de alto desempenho, acrescenta a empresa. A transmissão de potência ideal para a estrada, por exemplo, é calculada pela unidade de controle central do veículo em questão de milissegundos a partir da posição do pedal do acelerador, ângulo de direção, velocidades das rodas e outros parâmetros.

publicidade

Os sinais são transmitidos através da embreagem e diferenciais para os quatro motores, que são capazes de implementá-los imediatamente, diz a BMW M.

Mantendo as características típicas da marca, nos testes com o modelo conceito, os motoristas da montadora revelam que conseguiram alcançar velocidades de curva significativamente altas, mesmo em estradas encharcadas de chuva ou cobertas de neve. 

publicidade

Nesses casos, o veículo consegue virar sem esforço e sem tendência à subviragem, um fenômeno conhecido popularmente como “sair de frente”, pois o torque de tração para as rodas aumenta paralelamente ao ângulo de direção.

Além disso, o alto desempenho também ajudará na recuperação de energia na frenagem. Ao frear antes de uma curva, por exemplo, os quatro motores podem assumir a função de um gerador, alimentando a bateria do veículo. 

Por ora, a BMW ainda não forneceu nenhuma especificação oficial ou cronograma de lançamento para seus primeiros carros M elétricos embarcados com o seu novo sistema de tração e motorização.

Via: Insideevs

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!