A linha Porsche 911 acaba de ganhar um novo membro: o 911 GT3 RS 2023, uma versão ainda mais esportiva do modelo e focada nas pistas.

O novo GT3 RS traz como novidade um pacote aerodinâmico mais agressivo com elementos ativos. Sua potência é fornecida por um motor aspirado de seis cilindros de 4,0 litros, que também é usado no 911 GT3 tradicional. A diferença aqui é que a montadora alemã fez ajustes no motor para produzir 518 cv.

publicidade

A tração é enviada para as rodas traseiras por meio de uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem, regulada com uma relação de transmissão mais curta que o GT3 regular para uma aceleração mais rápida. 

Imagem: Porsche/Divulgação

Falando em aceleração, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 296 km/h (ou 184 mph).

publicidade

Veja também:

É quase impossível ignorar as mudanças aerodinâmicas do novo GT3 RS, que está mais agressivo do que nunca em sua geração atual. A ideia é garantir mais aderência e desempenho, especialmente nas pistas, diz o Carbuzz.  

publicidade

O uso significativo de plástico reforçado com fibra de carbono na carroceria também significa que o novo RS também é mais leve, pesando somente 1.450 kg. 

Outro elemento que chama a atenção é a enorme asa traseira. Para ter uma ideia, a asa é tão grande que fica mais alta que a linha do teto do carro, destaca o Auto Express.

publicidade
Imagem: Porsche/Divulgação

Vale destacar que a peça aerodinâmica é ativa, com um elemento superior ajustável hidraulicamente que pode ser aberto para fornecer um sistema de redução de arrasto (DRS), algo bastante similar ao visto nos carros de Fórmula 1. O difusor tarseiro, por sua vez, também é uma evolução do encontrado no GT3 tradicional. 

Já nas rodas – que são de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira – estão freios mais robustos do que os usados ​​no GT3. Os freios Porsche Carbon Composite de cerâmica de carbono também serão oferecidos como opcional.

Imagem: Porsche/Divulgação

O interior de dois lugares possui acabamento em couro preto e tecido vermelho, enquanto o pacote Clubsport inclui uma gaiola de aço, extintor de incêndio e cinto de seis pontos para o banco do motorista.

Os modos de condução incluem: Normal, Sport e Track. O último voltado para a pista oferece ajustes finos que alteram a dinâmica de direção do GT3 RS. Imagem: Porsche/Divulgação

A Porsche também oferecerá um pacote ainda mais completo, o Weissach, que inclui acabamento de carbono no capô, teto, asa traseira e espelhos, além de barras estabilizadoras dianteiras e traseiras e uma barra de capotamento feita do mesmo material.

Os pedidos já podem ser feitos a partir desta quarta-feira (17), com preços a partir de £ 178.500 no Reino Unido, pouco mais de R$ 1,10 milhão na cotação atual.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!