Falar sobre inteligência artificial é sempre muito polêmico, seja por conta da romantização que é feita sobre o tema ou pela dificuldade de compreender o que compõe a IA e qual sua real aplicação no mundo atual.

Já estamos em 2022 e ainda não possuímos o HAL (robô senciente apresentado no filme “2001 Uma odisseia no espaço”), o que nos faz imaginar que um futuro distópico causado por este tema ainda está bem longe (e talvez nunca ocorra).

Leia mais:

Mas vamos aos fatos, falando nos dias de hoje, agora mesmo, como você já pode se beneficiar da inteligência artificial? Quais são as aplicações atuais?

publicidade

Quem é do meio de tecnologia ou está familiarizado em como as coisas nesse nicho funcionam, sabe bem como as grandes empresas de tecnologia usam a inteligência artificial. Eu acredito que hoje a função da IA (ou AI, em inglês) que temos mais convívio é o uso dela para indicações pessoais, seja para recomendar uma publicação nas redes sociais ou para vender algo que realmente seja do interesse de quem está vendo.

Claro que é bem legal falar com a assistente pessoal do celular, no iPhone, a Siri, ou no echo dot, a Alexa, mas existem outras vantagens da IA que ainda são desconhecidas por alguns, apesar de muito utilizadas, como as melhorias das fotografias dos celulares modernos, que tem relação com o melhor pós processamento de imagem por conta dos chips mais poderosos.

Você pode pensar que são melhorias não tão úteis ou perceptíveis no dia a dia. Mas para o seu negócio, compreender e integrar a inteligência artificial pode ser uma grande mudança no jogo.

O grande ponto aqui é que muitas vezes temos a sensação que tecnologias como o reconhecimento facial em aeroportos é algo distante, que pode ser muito complexo para integrarmos ao nosso negócio e ao nosso dia a dia.

Mas a grande verdade é que todos os dias nascem as mais diversas soluções, oportunidades e serviços, que nos ajudam a inovar e agregar valor com inteligência artificial.

Estes serviços conseguem automatizar e agilizar processos que hoje são validações totalmente humanas, mas a inteligência artificial começa a compreender e mimetizar o esforço humano com uma agilidade jamais vista, seja em um reconhecimento facial ou na interpretação de um texto.

Entendo a inteligência artificial como a capacidade de usar o aprendizado humano que tivemos no decorrer das décadas para melhorar nossa capacidade de compreensão e interpretação desse novo mundo onde tudo que fazemos e vemos pode ser metrificado por dados.

Talvez um dia tenhamos o HAL, mas enquanto isso ainda precisamos compreender muitas coisas sobre aprendizado, consciência e a capacidade de adaptação humana, que estamos desbravando com soluções, produtos e serviços mais simples, mas que já mudam todo o status quo.

*Bruno Kawakami é CTO da D4Sign

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!