A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou, na terça-feira (16), sobre a crescente falsificação da solução injetável somatropina 20 mg, medicamento que é um hormônio muito usado para o auxílio do crescimento de crianças. Segundo informações da Agência Brasil, diante das denúncias, o órgão de saúde encaminhou um dossiê de investigação sanitária à Polícia Federal, para ajudar nas investigações. 

Anvisa alerta para falsificação de medicamento usado para o crescimento de crianças. Imagem: shutterstock

A somatropina 20 mg age no metabolismo de lipídios (gorduras do sangue), carboidratos e proteínas, estimula o crescimento e aumenta sua velocidade em crianças com deficiência de hormônio de crescimento (GH) endógeno produzido pelo organismo. Foram identificados no mercado brasileiro produtos com rótulos não originais ou com a impressão de lotes não reconhecidos pelos fabricantes, tais como: Saizen (fabricante Merck S/A), somatropina, lote AB000569 (Alerta Rápido BR/ Falsificação/208.1.0); e Norditropin (fabricante Novo Nordisk), somatropina,lote Lk96m38. 

Para cada denúncia recebida a Anvisa também emitiu alertas rápidos por meio de comunicados de informação urgente a destinatários nacionais ou internacionais, além de publicar medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos. 

Leia mais! 

publicidade

De acordo com orientação da reguladora, a qualquer sinal de suspeita a respeito do medicamento, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante para identificar se o produto é original. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e na bula dos produtos. 

Empresas que desconfiarem do produto também devem encaminhar as informações para a Anvisa.

Segundo informações da Fiocruz, o fármaco também é usado em adultos e é indicado para tratar tanto o hipopituitarismo (deficiência do hormônio do crescimento humano), quanto a síndrome de Turner (anormalidade dos cromossomos sexuais em mulheres).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!