Aurora incrível registrada em fotos do espaço pela ISS

Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 18/08/2022 16h06, atualizada em 22/08/2022 14h24
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Estação Espacial Internacional (ISS) fez fotos impressionantes de uma  aurora vista do espaço. O flagrante foi feito na última quarta-feira (17) e divulgado pelo astronauta da NASA, Bob Hines. O fenômeno é resultado de uma tempestade solar que atingiu a Terra nessa semana. 

“Absolutamente ESPETACULAR a aurora hoje!!!”, escreve  o astronauta no tweet que acompanha as fotos do registro. “Grato pela recente atividade solar que resultou nessas vistas maravilhosas”, respondeu.

O fenômeno ocorre próximo aos pólos como resultado do envio de partículas do Sol ao nosso planeta. A energia dessas partículas é atraída pelo campo magnético terrestre e os pedaços fluem ao longo das linhas magnéticas perto dos pólos do nosso planeta e geram um brilho à medida que as moléculas atmosféricas são Os pedaços do sol fluem ao longo das linhas magnéticas perto dos pólos do nosso planeta e geram um brilho à medida que as moléculas atmosféricas são “atingidas” pela atividade elétrica. 

Tempestade solar antes da Aurora

Durante esses fenômenos, o campo magnético da Terra é comprimido ligeiramente pelas ondas de partículas altamente energéticas, que escoam pelas linhas de campo magnético perto dos polos e agitam moléculas na atmosfera, liberando energia na forma de luz para criar auroras.

Leia mais:

A que ocorreu nessa semana foi de grau G2, considerado moderado. Já tempestades geomagnéticas mais extremas podem interromper o campo magnético do nosso planeta poderosamente o bastante a ponto de derrubar satélites na Terra, segundo informa o site LiveScience. De acordo com especialistas, tempestades geomagnéticas extremas podem até mesmo danificar a internet. 

Detritos que eclodem do Sol, ou ejeções de massa coronal (CMEs), geralmente levam cerca de 15 a 18 horas para chegar à Terra, de acordo com o SWPC.

Desde 1775, os astrônomos sabem que a atividade solar aumenta e diminui em ciclos. Recentemente, no entanto, o Sol tem sido mais ativo do que o esperado, com quase o dobro do surgimento de manchas solares previstas pela NOAA.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.