A Acer anunciou nesta semana o lançamento do Chromebook 511 no Brasil. O portátil chega ao país com certificação militar para resistir aos perigos da vida, junto de chip Snapdragon 7c, conexão com redes 4G e promessa de até 20 horas de uso longe de qualquer tomada.

Aos poucos, em uma velocidade muito abaixo do que deveria, a Qualcomm espalha seus chips ARM para computadores e entrega algo parecido com o que a Apple fez ao criar o M1 e agora o M2. Um representante deste segmento de portáteis acaba de chegar ao Brasil e tem, abaixo do capô, um processador para modelos intermediários ou de entrada e que consegue lidar muito bem com eficiência energética: o Snapdragon 7c.

publicidade

Leia também

Chromebook 511 (Imagem: divulgação/Acer)
Chromebook 511 (Imagem: divulgação/Acer)

Antes de seguir o assunto sobre o Chromebook 511 da Acer, é importante ressaltar que o Snapdragon 7c deste modelo não é a versão mais recente do chip, o Snapdragon 7c Gen 3, apresentado pela Qualcomm no final do ano passado. Mesmo assim, com alguns anos de disponibilidade, o componente do notebook deve ser forte o suficiente para rodar o Chrome OS, que não é um sistema operacional dos mais exigentes.

publicidade

Chromebook 511 é básico e resistente

Enfim, o Chromebook 511 tem tela LCD de 11,6 polegadas, com resolução HD (1.366 x 768 pixels) e tem este componente com capacidade de reagir ao toque do usuário. O corpo é feito em plástico e recebe a certificação MIL-STD 810H, garantindo segurança em ambientes pouco amigáveis aos computadores – como em uma queda de 1,2 metro, ou com carga 20 vezes superior ao seu próprio peso, apoiada na tampa.

O processador deve oferecer o básico para rodar bem alguns programas no Chrome OS, já que o sistema operacional permite a instalação de aplicativos para Android. A promessa da Acer é de entregar até 20 horas de uso contínuo e a marca asiática acredita que o usuário deste portátil está nas escolas e dentro de empresas.

publicidade
Chromebook 511 (Imagem: divulgação/Acer)
Chromebook 511 (Imagem: divulgação/Acer)

Ele tem 4 GB de RAM e 32 GB de memória interna, quantidade mínima para ver páginas abrindo com alguma velocidade no Chrome OS.

Este tipo de comercialização não passa pelo varejo tradicional, mas existe a possibilidade do Chromebook 511 aparecer em lojas físicas e virtuais do país. A Acer só não disse quando isso vai acontecer, nem quanto ele vai custar.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!