Motorola Edge (2022) é o primeiro celular com MediaTek Dimensity 1050

O Motorola Edge (2022) é mais um intermediário da marca, mas conseguiu ser o primeiro celular do mundo com o novo MediaTek Dimensity 1050
Por André Fogaça, editado por André Lucena 18/08/2022 18h15, atualizada em 18/08/2022 18h39
Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)
Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Motorola anunciou, nesta quinta-feira (18), o lançamento de um novo smartphone intermediário da linha Edge, chamado simplesmente de: Edge (2022). O dispositivo é o primeiro do mundo com o recente MediaTek Dimensity 1050 e traz pontos importantes como tela OLED de 144Hz, além câmeras com promessa de ótimas fotos – para um intermediário.

Por fora, o novo Edge (2022) bebe bastante do que já foi apresentado para a linha de smartphones com o mesmo nome. Isso significa corpo em plástico, mas com a traseira em acabamento que passa a sensação de ser vidro e alinhamento de câmeras na vertical, destacando o sensor principal com maior espaço no conjunto.

Leia também

Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)
Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)

A tela é de 6,6 polegadas, com resolução Full HD+ e gera as imagens em um painel OLED, com atualização de 144Hz – é praticamente a mesma tela do Edge 30 que fizemos review recentemente, mas 0,1 polegada menor. A câmera frontal fica escondida em um furo no centro do topo, com 32 megapixels para selfies.

Motorola Edge (2022) não vem com carregador

Por fora pouca empolgação, mas por dentro a situação é bem diferente. O novo Edge (2022) é o primeiro smartphone do mundo com o recente MediaTek Dimensity 1050, que certamente brigará de igual com o Snapdragon 778+ 5G da Qualcomm. O maior ponto positivo para este chip é a compatibilidade com redes 5G mmWave, ainda não presentes no Brasil – mas ele suporta o sub-6 utilizado por aqui.

O chip carrega 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna, sem possibilidade de expansão. O Android 12 vem de fábrica logo abaixo da My UX, interface da Motorola já conhecida por ser bastante limpa e com quase nenhuma alteração visual drástica. Tudo isso é alimentado por bateria de 5.000 mAh, com suporte para recarga de até 30 watts – e 15 watts para carregadores por indução.

Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)
Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)

Diferente de todos os outros lançamentos da Motorola para este ano, ao menos até agora, o Edge (2022) não vem com carregador na caixa. Então colocar 30 watts para dentro depende do adaptador que você vai comprar – poxa, até você Motorola! Outro corte está na ausência do Ready For, que abre uma interface de desktop de PC em monitores externos, de forma muito semelhante ao DeX da Samsung.

Por fim, o conjunto traseiro promete boas fotos com o sensor principal de 50 megapixels, seguido de ultrawide com 13 megapixels e macro com aquela resolução tão pequena que não cabe neste parágrafo – 2 megapixels, eca. Além de melhorias no software, a lente secundária traz abertura de f/1.5 e isso, sozinho, já significa muito mais luz entrando em imagens tão largas e que tendem a ficar escuras.

Quando e quanto?

Por mais animadora que possa parecer a lista de especificações, a Motorola decidiu não dizer quando vai lançar o novo Edge (2022) e nem mesmo quanto ele vai custar. A empresa comentou apenas que o aparelho chega nos Estados Unidos em breve e com preço promocional de US$ 499.

Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)
Motorola Edge (2022) (Imagem: divulgação/Motorola)

Não sabemos quanto tempo dura a promoção e nem mesmo qual será o valor depois dela. Também não existem informações sobre o lançamento do modelo no Brasil.

Via: GSMArena.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.