Sabemos o quanto profissionais de tecnologia estão em alta. Quase literalmente, o número de estudantes se formando na área não é o bastante para preencher as vagas abertas, e nem de perto suficiente para preencher as previstas para o futuro próximo. O Brasil não é exceção nesse desafio: um estudo recente feito pela Brasscom mostra que o número de graduandos é muito menor do que a demanda, e a projeção é para um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. Por isso, os esforços para atrair e reter os talentos certos são mais importantes do que nunca.

O ritmo do mercado e a rápida transformação digital, em parte impulsionada pela pandemia de Covid-19 que acelerou a digitalização de diversas indústrias, faz com que a demanda por talentos em tecnologia continue a aumentar. Quer a gente perceba ou não, profissionais de tech são necessários em praticamente todas as áreas, não só na indústria de tecnologia, e todo serviço que usamos é baseado no desenvolvimento de software. Compra de comida é um exemplo perfeito. Ao invés de precisar ir numa loja ou mercado e pagar pelas compras, aplicativos agora permitem às pessoas escolher, comprar e receber suas compras do conforto do sofá. E os desenvolvedores estão no centro de cada passo dessa jornada.

Leia mais:

Tendo em mente que os desenvolvedores são figuras centrais para a maioria das companhias hoje, principalmente aquelas que focam em entregar inovação, as organizações que procuram aumentar seu pool de talentos de pessoas desenvolvedoras devem tentar estabelecer um ambiente no qual elas possam prosperar. Na maior parte do tempo, isto pode ser alcançado por meio da adoção de estratégias e a ideologia do software open source.

publicidade

Atraindo e retendo talentos em uma comunidade global

No Brasil, apesar de não ser nem de longe o bastante para suprir a demanda de profissionais de tecnologia, a comunidade de pessoas desenvolvedoras de open source cresce a cada ano. É uma das que cresce mais rápido no mundo, de acordo com dados do GitHub. O crescimento no Brasil é reflexo de um dos elementos mais atrativos do open source, e um dos principais componentes para resolver o problema da escassez: acesso à uma comunidade global de talentos.

O open source é construído na filosofia que as pessoas desenvolvedoras podem contribuir de qualquer lugar a qualquer momento, e isso significa que pessoas de todas as idades, backgrounds e locais podem trabalhar e aprender juntas. Ao trabalhar com open source, pessoas desenvolvedoras – e empresas – ganham acesso a uma comunidade global. A possibilidade de acessar e interagir com essa comunidade global pode ser a chave para atrair e reter os melhores talentos. Um exemplo é o recente boom de companhias de fora do país abordando profissionais de tecnologia, principalmente pessoas desenvolvedoras, com ofertas de emprego no exterior, e grande parte delas remotamente. Empresas brasileiras também devem estar atentas a isso, pois um time global e diverso também pode ser um ponto atrativo para os candidatos ao decidir onde trabalhar.

Oferecendo uma experiência de desenvolvimento positiva

Quando uma empresa abraça o open source, está sinalizando para os atuais e futuros funcionários que os valores dela se alinham à filosofia de colaboração e abertura da comunidade. Apoiar o desenvolvimento aberto ajuda as empresas a terem uma cultura mais progressista, inspirando e motivando pessoas desenvolvedoras que buscam por lugares nos quais podem crescer com a companhia. De modo geral, isso leva a uma experiência positiva de desenvolvimento.

Por exemplo, as ferramentas e a estrutura do open source são projetadas para assegurar que todos estejam sempre na mesma página. As melhores práticas do open source, como a documentação, provaram não apenas aumentar a produtividade, mas também melhorar a felicidade do desenvolvedor. O relatório Octoverse de 2021 descobriu que o compartilhamento de informações pelos READMEs, guias de contribuição e issues, abrem a porta para novos contribuintes e podem aumentar a produtividade em 55%. Os dados também mostram que os desenvolvedores são quase 60% mais propensos a se sentirem preparados para fazer o trabalho deles quando encontram o que precisam facilmente.

O open source também reflete a maneira como os profissionais preferem trabalhar – o que pode ser uma vantagem para empresas que entenderem essas necessidades. O relatório do Octoverse 2021 mostrou que antes da pandemia, a maioria dos desenvolvedores (41%) trabalhava in loco, ou seja, em um escritório em período integral ou parte do tempo. Porém, apenas 11% das pessoas que responderam disseram querer voltar a esse modelo de trabalho depois da pandemia. As empresas que fomentarem o ambiente de trabalho que os colaboradores querem e sabem que podem ter sucesso, são as que vão atrair e reter os melhores talentos.

Cultivando talentos

Mesmo com esforços para atrair e reter talentos, o mercado continua a enfrentar a falta de profissionais qualificados. Criar um caminho para pessoas desenvolvedoras brilharem deveria ser algo que começa muito antes delas entrarem em uma empresa. Organizações progressistas entendem que têm um papel fundamental em não apenas atrair, mas também no estímulo de novos talentos – e não só oferecendo a melhor experiência de desenvolvimento, mas também contribuindo com a maneira que o sistema educacional molda a próxima geração de pessoas desenvolvedoras.

Introduzir o open source desde cedo pode abrir diversas portas para jovens profissionais. Hoje, 99% dos softwares têm pelo menos uma pitada de open source, e a capacidade de entender não apenas o open source, mas também como trabalhar bem com a comunidade, é essencial. Além de habilidades técnicas, as habilidades culturais adquiridas trazem vantagens não só no ambiente corporativo, mas também no ambiente educacional e dentro de universidades, ajudando os estudantes a trabalharem melhor juntos.

Ao oferecer aos estudantes as ferramentas e oportunidades que precisam para aprender sua função e se preparar para entrar no mercado, as organizações podem ser uma parte ainda maior da solução. Existe, agora, uma grande oportunidade para as empresas de fomentar e orientar futuros desenvolvedores, e já estamos vendo iniciativas do tipo no país, com companhias criando os próprios cursos de tecnologia e até mesmo graduação, como a XP Investimentos anunciou recentemente.

Pode ser desafiador entrar na indústria de tecnologia e aprender novas habilidades e linguagens de programação. Mas a principal mensagem aqui é que as pessoas desenvolvedoras não são apenas especialistas técnicos – são pensadores essenciais e criativos, que sabem trabalhar em equipe. O open source é o caminho e destino para quem busca construir uma carreira no futuro digital, e as organizações brasileiras podem ser parte da solução se estiverem bem preparadas para entregar serviços inovadores e superar a escassez de pessoas desenvolvedoras.

*Julio Viana é Gerente Regional do GitHub no Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!