A Apple alertou sobre um bug de segurança no sistema operacional de Iphones, Ipads e Macs. A vulnerabilidade permite que hackers assumam o controle completo do dispositivo atacado. 

A empresa orienta que os usuários instalem a nova atualização de emergência disponibilizada para os dispositivos Iphones 6S e posteriores, IPads mais recentes, computadores Mac com MacOS Monteray e alguns modelos Ipod.

Leia mais:

A Apple disse estar “ciente de um relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, informou a big tech. A página de suporte da Apple afirmou que o bug significa que os malfeitores “podem ser capazes de executar código arbitrário com privilégios de kernel”.

publicidade

A falha de segurança está presente no WebKit, mecanismo de navegador que roda o Safari.  De acordo com a empresa, o bug pode ser explorado se o dispositivo acessar “conteúdo da web mal-intencionado que pode levar à execução arbitrária de código”.

A falha de segurança permite malfeitores tomar controle dos dispositivos. (Imagem: Robert Coolen/Shutterstock)

Bug no Zoom permite que usuários de macOS sejam hackeados; veja como corrigir

Foi encontrada uma falha de segurança no Zoom que permite que hackers invadam a máquina de usuários do sistema operacional macOS através da plataforma. A dona do serviço de videoconferência disse em seu boletim de segurança que a correção para o problema (CVE-2022028756) está resolvida na atualização de versão 5.11.5, que deve ser instalada o quanto antes.

De acordo com o jornalista do The Verge, Corin Faife, que esteve presente na palestra, o procedimento usado para a invasão do sistema utiliza o instalador do Zoom, que usa permissões específicas do usuário para ser executado. Com essas permissões os hackers conseguem “enganar” o programa para colocar uma assinatura criptográfica do Zoom no pacote de instalação. Após isso os criminosos teriam capacidade de modificar, excluir ou adicionar arquivos no dispositivo.

Para instalar a atualização 5.11.5 é preciso abrir o aplicativo no Mac, entrar na barra de menu na parte superior do software e clicar em zoom.us (que pode ser diferente dependendo do país). Após isso irá aparecer a ferramenta de “Verificar atualizações”. Se o programa ainda não estiver atualizado em seu dispositivo será aberto uma janela com a versão mais recente.

Com informações de The Fortune e Apple

Imagem: Framesira/Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!