Google registra o maior ataque HTTPS DDoS da história

Usuário do Cloud do Google foi vítima de um grande ataque compartilhado pelo serviço HTTPS (DDoS), além de ter sido a maior invasão HTTPS
Por Gabrielly Bento, editado por André Lucena 19/08/2022 13h11
Google
Imagem: Jay Fog/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com o Google, um de seus usuários do Cloud foi vítima de um grande ataque compartilhado pelo serviço HTTPS (DDoS), além de ter sido a maior invasão desse tipo já vista pela empresa.

Segundo a Bleepingcomputer, um usuário do Cloud Armor começou a receber 46 milhões de provocações por segundo (RPS) em seu pico.

Leia mais:

Essa quantidade comprova ser o maior ataque desse tipo na história, é mais que o dobro do recordista anterior (aumentou cerca de 80%); uma tentativa de 26 milhões de RPS bloqueada pela Cloudflare em junho.

O ataque começou em junho, com o propósito de enviar 10 mil RPS para o balanceador de carga HTTP/S. Em 8 minutos, esse número cresceu para 100 mil RPS, acionando o Cloud Armor Protection do Google ao criar um alerta derivado de dados de análise de tráfego.

Após a meta de dez minutos ser alcançada, um número sem precedentes de 46 milhões de solicitações por segundo estavam sendo enviados para a vítima.

Para quem não entende de ataques HTTPS DDoS, pode ficar confuso ou achar que esses números não significam nada, porém o Google deu uma referência, exemplificando que era igual a receber todas as solicitações diárias que a Wikipédia recebe no período de 10 segundos.

Com a invasão executando a regra recomendada do Cloud Armor para essa situação, suas operações puderam continuar sem serem afetadas.

Esses ataques enviados duraram mais de uma hora. “Presumivelmente, o invasor provavelmente determinou que não estava tendo o impacto desejado ao incorrer em despesas significativas para executar o ataque”, afirmou o Google em um documento.

Google
Imagem: Evan Lorne/Shutterstock

Analistas do Google informaram que o tráfego do ataque HTTPS DDoS foi enviado por meio de 5.256 endereços IP localizados em 132 países. E não foi feito por um hacker; devido ao uso de requisições criptografadas (HTTPS), os aparelhos envolvidos na operação poderiam ter sido apoiados por fortes recursos computacionais.

Em relação ao tipo exato de malware usado ao ataque, o Google ainda não conseguiu identificar um nome exatamente.

Os ataques DDoS estão crescendo significativamente, com a Cloudflare relatando um aumento de 175% em nesses incidentes apenas durante o quarto trimestre de 2021. A própria Microsoft conseguiu evitar o maior ataque DDoS de todos os tempos (não confundir com HTTPS DDoS), que atingiu 3,47 terabits por segundo.

Via: Digital Trends

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.