O Google anunciou nesta quinta-feira (18) que o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos vai abranger propagandas que citam candidatos e pessoas que estejam em cargos de nível estadual no Brasil.

O relatório foi lançado em junho de 2022 e mostra informações relevantes sobre os anúncios eleitorais que estão circulando no Google Ads e Display & Video 360, nos aplicativos do Google e nas redes parceiras.

publicidade

Leia mais:

Com este documento, à medida que o tempo passa, os interessados em disponibilizar anúncios que citam políticos ou candidatos aos cargos eleitorais como vice-governadores, deputados da Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal precisam se submeter ao processo obrigatório de verificação.

publicidade

No comunicado, o Google explicou que já incluiu no relatório alguns casos de candidatos de nível estadual, mas isso aconteceu porque essas propagandas apresentam candidatos em nível federal, como para presidência ou partidos políticos de nível federal, e isso faz com que estejam no alvo da política de anúncios eleitorais.

google

PGR pede que Google informe quem pesquisou por “Marielle Franco” dias antes da morte da vereadora

O procurador-geral da República, Augusto Aras, entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF), um parecer defendendo a constitucionalidade da quebra de sigilo de dados telemáticos de pessoas indeterminadas em investigações criminais.  

publicidade

O documento foi enviado dentro do recurso do Google contra a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em agosto de 2020, decidiu manter a decisão da Justiça do Rio que determinou que a empresa de internet forneça algumas informações importantes aos investigadores do caso Marielle.  

Entre os dados solicitados, está a lista de dos IPs e Device IDs de usuários que pesquisaram as combinações de palavras “Marielle Franco”, “Vereadora Marielle”, “Agenda vereadora Marielle”, “Casa das Pretas” e “Rua dos Inválidos”, entre os dias 7 e 14 de março de 2018 – dia em que a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados.  

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!