Supermapa mostra vestígios de água em diversas regiões de Marte

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 24/08/2022 23h04, atualizada em 26/08/2022 20h20
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores criaram um mapa de Marte, que mostra traços de água no solo do planeta. Esse instrumento foi feito a partir dos dados coletados pela sondas Mars Express, da ESA, e pela Mars Reconnaissance, da NASA, localizadas na órbita de Marte.

Trata-se do mapa mais abrangente feito até agora. Com ele, os cientistas podem observar depósitos de minerais aquosos, que foram alterados pelo tempo, devido a presença de água. Esse novo instrumento pode ajudar na busca de traços água no planeta.

Leia mais:

Antes do mapa, já eram conhecidos cerca de mil depósitos minerais aquosos, agora, foram identificados centenas de milhares deles, principalmente, em algumas das partes mais antigas da superfície do planeta. O histórico de água no planeta pode ser determinado pelo tipo de mineral que compõe o solo, pois para cada formação a quantidade de água dispendida é diferente. Confira o vídeo disponibilizado pela ESA:

Vídeo: Novos mapas de Marte. Créditos: ESA

O mapa sugere que a água não alterou muita coisa em Marte, assim como também sugere que a reconstrução prévia de sua história hídrica poderia ser muito simples. Segundo o cientista planetário envolvido na pesquisa, John Carter, da Universidade de Paris-Saclay e da Universidade de Aix Marseille, na França, “se os processos de vida da Terra forem excluídos, Marte exibe uma diversidade de mineração em ambientes geológicos, assim como a Terra”.

Um outro artigo, produzido pela cientista planetária Lucie Riu, na ESA, baseado no mapa, quantificou as abundâncias de minerais aquosos como visto no mapa global. Espera-se que esses dois artigos, juntos, fornecem importantes bases para identificar e responder aos questionamentos da comunidade científica sobre a presença de água e, posteriormente, enviar futuras missões, em busca de mais informações.

Via: Science Alert

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.