Veja as cores reais da Lua em foto hiperdetalhada

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 24/08/2022 15h30, atualizada em 25/08/2022 14h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma foto inédita e recheada de detalhes da Lua foi divulgada por dois astrofotógrafos, Andrew McCarthy e Connor Matherne. Na fotografia, há uma explosão de cores vermelho e azul gunmetal, fugindo do típico cinza metálico que as pessoas enxergam da Terra.

Segundo o astrofotógrafo Andrew McCarthy, as manchas vermelhas são a reprodução do ferro e do feldspato oxidados por átomos de oxigênio errantes oriundos da Terra. Embora pareçam falsas, essas cores representam os verdadeiros tons da Lua, entretanto, os nossos olhos não são sensíveis o suficiente para vê-las, por isso, eles aumentaram um pouco a saturação para realçar as cores da imagem.

Leia mais:

Os astrofotógrafos têm especialidades diferentes. Enquanto, McCarthy é especializado em fotografias detalhadas, capturando dezenas de milhares de fotos para registrar cada fenda e cratera na superfície lunar; Matherne, um cientista planetário e fotógrafo do Espaço profundo, foi quem coloriu a imagem.

foto-lua-astrofotografos
Imagem: Fotografia da Lua, realçada com as cores mais próximas da realidade. Créditos: Andrew McCarthy e Connor Matherne.

Como a imagem foi feita

A obra foi formada a partir da impressionante sobreposição de mais de 200.000 fotografias, todas tiradas em uma única noite, e inspirada pela missão Artemis da Nasa, que em breve enviará seres humanos para a Lua novamente, depois de quase 50 anos. No Twitter, McCarthy declarou que a “imagem é uma carta de amor para a próxima missão Artemis 1, o primeiro veículo de lançamento lunar de classificação humana em 50 anos”.

Para o astrofotógrafo, qualquer pessoa pode tirar fotografias dos astros no Universo. Basta ter paciência. Ele conta que foram várias as noites nas quais saiu de mãos vazias (a maioria delas, inclusive). “Qualquer um pode fazê-lo [capturar os objetos galácticos], mas é preciso um temperamento especial”, disse.

Via: Science Alert

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.