A disputa entre o Instagram e o TikTok é muito clara, afinal as redes sociais chegam a copiar os recursos uma da outra para chamar a atenção dos usuários e garantir que eles passem mais tempo rolando o feed e compartilhando conteúdo.  

É claro que após a chegada do TikTok, houve uma popularização dos conteúdos rápidos, como desafios de dança ou dublagem. O que fez o Instagram criar o Reels, sua vertente para este tipo de publicação, além de afirmar que iria priorizar a publicação de vídeos no lugar das fotos.  

Leia também!

Além disso, outro fator que mostra a ascensão repentina do TikTok é o mercado da música. Atualmente, não é difícil encontrar canções que tem um trecho publicado primeiro na rede social, a fim de gerar um trend (tendência) antes mesmo de chegar aos streamings de música.  

publicidade

Com o surgimento de uma nova plataforma, é natural que ela receba mais atenção e fique sendo mais comentada durante algum tempo, fazendo muitos internautas questionarem se uma rede surgiu para substituir a outra e debaterem qual a mais popular, ou até mesmo, qual a melhor.  

TikTok vs. Instagram no Google  

Dizer qual é a melhor rede social é impossível, afinal, isso fala mais sobre a opinião de cada um. No entanto, ao analisar os termos “Instagram” e “TikTok” no Google Trends – ferramenta da gigante da tecnologia que mostra o que está sendo buscado na internet – é possível observar que a plataforma da Meta ainda se mantém superior.  

Comparação entre TikTok e Instagram no Google Trends
Imagem: Reprodução/Google Trends

Ao analisar o gráfico de interesse ao longo do tempo dos últimos 12 meses, que pontua entre 0 e 100 os termos pesquisados, é visível que o Instagram segue sendo a rede social mais buscada, se mantendo sempre acima dos 75 pontos, enquanto o TikTok não chegou nenhuma vez à 15 pontos.  

Comparação entre TikTok, Twitter, Instagram e Facebook no Google Trends
Imagem: Reprodução/Google Trends

Ao aumentar a comparação, adicionando o Facebook, que também é da Meta, e o Twitter, o TikTok segue perdendo em número de buscas nos últimos 12 meses.

A plataforma do passarinho azul se mantém na casa dos 20 pontos, enquanto a rede social de Mark Zuckerberg foi mais buscada que o próprio Instagram em 2021 e, em 2022, manteve um nível de pesquisa parecido no começo do ano, mas perde a partir do final de janeiro.

De acordo com a pesquisa “Digital 2022: Brazil“, que utiliza dados de publicidades das redes sociais, das plataformas apontadas nesta reportagem, a com maior número de usuários é o Instagram, com 119,5 milhões, seguido com Facebook com 116 milhões. Em terceiro lugar fica o TikTok com 74 milhões e, na quarta colocação, está o Twitter com aproximadamente 19 milhões de usuários. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!