A SAIC Motor, uma das gigantes chinesas do ramo de automóveis, anunciou esta semana que firmou uma parceria com a fabricante de smartphones OPPO para desenvolver uma nova solução de integração mais eficaz entre carro e dispositivos móveis. Trata-se do “ecological domain”, ou domínio ecológico em português.

Em resumo, a dupla quer deixar os carros mais inteligentes com a ajuda do celular. A novidade funcionará com a ajuda de recursos avançados de descoberta e diversos protocolos para conseguir se conectar com vários gadgets, ressaltam as empresas. 

Na prática, isso significa que qualquer telefone, independente da marca, poderá se conectar e oferecer os seus serviços sem esbarrar em incompatibilidades, independente do tamanho de tela (ou das telas) disponíveis no veículo, por exemplo. O que também reduz os custos de integração entre automóveis e dispositivos pessoais, já que permite que qualquer aparelho “converse” com o carro.

Um dos primeiros veículos que deve ganhar o sistema de integração avançada será o SAIC Kun, que faz parte da próxima geração de carros elétricos e autônomos da empresa.

publicidade
SAIC Kun. Imagem: SAIC Motor/Divulgação

Segundo a SAIC, a plataforma oferecerá aos usuários o “controle completo das suas vidas” ao conectar o telefone no carro. Considerando que ambas as empresas têm recursos de sobra para investir na ideia, a expectativa é de que o recurso evolua em ritmo acelerado.

Por fim, a ideia é que a Oppo também contribua com os seus conhecimentos para criar um sistema de direção autônoma mais seguro em parceria com a SAIC. As duas partes também assinaram um contrato para a criação de um laboratório de pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Veja também:

Dobro das vendas da Ford em 2021

Vale destacar que a SAIC, que também é dona de várias marcas e responsável pela produção dos carros da Volkswagen, Skoda, Audi, Chevrolet, Buick e Cadillac para o mercado chinês, respondeu sozinha por 8% da fatia de vendas globais de automóveis em 2021. Foram 5,37 milhões de carros vendidos (o dobro da Ford no mesmo ano, destaca o Arenaev).

Imagem principal: Robert Way/Shutterstock

Via: Pandaily

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!