A Peugeot decidiu mostrar ao público alguns detalhes de como a sua equipe monta e testa as baterias instaladas nos seus carros eletrificados (totalmente elétricos ou híbridos).

Segundo a montadora francesa, são necessários 60 minutos para montar cada unidade de bateria de 50 kWh (com células e demais componentes pré-montados). Número que salta para mais 90 minutos para unidades maiores de 75 kWh. 

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O segundo passo é submeter cada bateria a uma série de testes críticos, o que permite que cada uma delas receba a garantia de oito anos oferecida pela Peugeot para 70% de sua capacidade máxima (ou 160 mil quilômetros rodados).

Imagem: Grupo Stellantis/Divulgação

Testes de confiabilidade, desempenho e vedação

O procedimento de testes obrigatórios segue uma ordem específica: o primeiro simula uma operação convencional em um veículo para validar a confiabilidade da bateria; em seguida, um teste de desempenho estimula a unidade a funcionar simulando um cenário de velocidade mais alta; o último teste é de vedação. A unidade de bateria é pressurizada com gás para verificar vazamentos. 

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Uma vedação adequada evita que água ou sujeira entrem nas células da bateria, comprometendo o seu ciclo de vida e desempenho, destaca a Peugeot.

Todos os técnicos responsáveis pelo setor recebem treinamento especial de um mês antes de ingressarem nas fábricas da empresa, que possui instalações na Espanha, Eslováquia e França. Imagem: Grupo Stellantis/Divulgação

Segundo a Peugeot, serão instaladas até 10 mil baterias por mês em 2023 na sua linha de montagem e até 7 mil unidades por mês na sua linha de veículos comerciais leves, a LCV (light commercial vehicles).

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Como consequência do mercado de eletrificados cada vez mais aquecido, a empresa revela ainda que está aumentando as contratações de técnicos qualificados para trabalhar em veículos do segmento e está acelerando o ritmo de eletrificação do seu portfólio.

Visando reforçar a sua gama de eletrificados em 2022, o novo Peugeot 408 virá com duas versões de motorização híbrida, uma de 180 cv e outra de 225 cv. O novo 308 também oferecerá essas motorizações nas versões hatch e SW. Ambos são construídos a partir de uma nova plataforma que também permite adaptar uma motorização 100% elétrica no futuro.

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Para Jérôme Micheron, Diretor de Produto da montadora, o plano de eletrificação da Peugeot “é um sucesso”.

“Os modelos representam uma em cada quatro vendas de automóveis de passageiros na Europa no primeiro semestre de 2022. A Peugeot oferece uma ampla gama de veículos eletrificados, além dos totalmente elétricos e-208 e e-2008. O novo 408, o novo 308, bem como o 3008 e 508, vêm com motores híbridos”.

Até 2025, o plano da marca francesa é oferecer uma versão eletrificada de cada um dos seus veículos disponíveis no mercado, conclui o executivo.

Imagem principal: Grupo Stellantis/Divulgação

Fonte: Stellantis

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