Essa semana, conversamos com Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung, sobre os novos lançamentos da empresa no Brasil, os dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4, que chegaram com a linha Galaxy Watch 5 e os fones Galaxy Buds 2 Pro.

Confira como foi o nosso papo com Citrini, que revelou detalhes sobre os novos dispositivos e também falou sobre o grande domínio da Samsung no mercado de celulares com telas flexíveis.

Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung
Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung / Divulgação: Samsung

Nick Ellis: Nesse ano, as mudanças foram mais incrementais, tanto no Z Fold 4 e no Z Flip 4, mas mesmo assim eles entregam processadores mais atuais e muito mais rápidos, além de câmeras reformuladas. Qual a sua expectativa para a recepção do mercado aos novos modelos? 

Renato Citrini: Nós estamos na quarta geração, com duas linhas com características muito próprias. Não é só o formato que é diferente, mas também a usabilidade, o público alvo e a experiência geral. 

O Z Flip 4 está menor, porém, com o mesmo tamanho de tela. Nós reduzimos a moldura para que isso fosse possível. Já o Z Fold 4 está numa proporção mais retangular, com o mesmo tamanho de tela, mas uma proporção diferente. 

publicidade

Os dois são equipados com o melhor processador que já colocamos em um smartphone, o Snapdragon 8+ Gen 1. Além disso, houve um aumento considerável na bateria do Flip 4, bem como os novos modos de câmera. Fizemos uma melhora na resolução da câmera do Z Fold 4.

Os dois agora recebem o conceito de Nightography, que capta melhor a luz, independente da intensidade, e traz equilíbrio para a foto/vídeo. 

Na primeira e segunda geração de dobráveis, a ideia era apresentar o formato. Já na terceira e quarta, reforçamos as razões para tê-los, dando destaque aos diferenciais do formato (como consumo de conteúdo, fotografia, portabilidade, produtividade, etc). 

O Z Fold 4 é o primeiro smartphone com Android 12L. Uma novidade do sistema é sua barra de tarefas, que traz uma experiência semelhante ao PC, reforçando a questão de produtividade. 

Cada vez mais desenvolvedores nos procuram para adaptar seus apps aos dobráveis, entendendo o diferencial da experiência de uso. 

André Fogaça: essa mudança no design foi feita pelo feedback de usuários? 

Citrini: Sim, a Samsung usa o feedback de usuários no desenvolvimento de produtos, justamente para garantir uma melhor experiência. Um exemplo disso é a mudança na espessura dos novos dobráveis, bem como a criação de uma dobradiça mais rente. Estas mudanças exigiram muitas pesquisas, afinal, como melhorar esse hardware sem afetar a capacidade de dobrar em qualquer ângulo e a resistência à água?

Nick: Queria te perguntar também sobre a questão da bolha na película da tela interna do Z Fold 3, que descolava com o tempo de uso. Esta questão foi considerada no desenvolvimento dos novos produtos? 

Citrini: Sim, a película do Z Fold 4 é diferente das utilizadas na terceira geração, e é mais resistente. 

Fogaça: Assim como na terceira geração, o valor do Z Flip 4 é bem abaixo do Z Fold 4. A ideia levar mais usuários a consumi-lo?

Citrini: O objetivo é difundir a tecnologia. Trouxemos melhorias, porém com o mesmo preço do ano passado. A composição do preço entra em diversos fatores, mas claramente são produtos melhores, com exatamente o mesmo preço. 

Fogaça: Você pode falar um pouco sobre a resistência das telas internas e sua influência no preço, se a tecnologia Ultra Thin Glass já teve seus custos reduzidos nessa quarta versão?

Citrini: No momento que atingimos um certo nível de escala de produção, há uma clara redução do valor e o Ultra Thin Glass entra nessa onda. Além da alta resistência, os dobráveis possuem algo como se fossem espumas embaixo das telas para torná-los mais resistentes ao impacto.

Fogaça: A consultoria Omdia mostrou que a Samsung ocupa da primeira até a quinta colocação no número de vendas de dobráveis. Dominar o mercado traz medo de tropeçar, já que o maior concorrente da Samsung nos dobráveis é a própria Samsung?

Citrini: Não vemos desta forma, porque o nosso objetivo é seguir evoluindo os produtos, com base não só no desenvolvimento de novas tecnologias/soluções, como principalmente usando o feedback de usuários para seguir melhorando sua experiência. 

Nick: Desta vez o Z Fold 4 não veio com película, estão mais seguros da durabilidade do produto? 

Citrini: Sim, a quarta geração de dobráveis e a mais resistente produzida até o momento. Porém, não só confiando em sua resistência, como também tomamos essa decisão com base nas questões ambientais. Com essa alteração, reduzimos drasticamente a quantidade de plástico produzido. 

Nick Ellis: o Fold3 e Flip3 continuarão a ser produzidos? Terão preços reduzidos?

Citrini: Não, ainda é possível encontrá-los a venda, porém, gradualmente vamos substituindo sua produção pelos novos dobráveis. 

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!