Nos voos em baixa altitude, os responsáveis pelos acidentes mais comuns com aeronaves são os pássaros. Entre 1988 e 2019, por exemplo, quase 300 pessoas morreram em ocorrências de colisão com aves, revelam os dados da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

No último final de semana, foi justamente o que ocorreu no Rhyl Air Show 2022, um evento de aviação no País de Gales. Enquanto a equipe de pilotos da força aérea britânica (Red Arrows) realizava a sua rotina no ar, um dos aviões foi atingido por um ganso.

publicidade

Durante a última manobra, o jato número 6 foi atingido em uma das suas áreas mais vulneráveis, o dossel. Como visto na imagem abaixo divulgada no Twitter, boa parte do vidro de proteção foi danificado e arrancado bem acima da cabeça do piloto, que ainda assim conseguiu pousar a aeronave em segurança.

“Tivemos que terminar a exibição dos RedArrows alguns minutos antes depois que um de nossos jatos sofreu uma colisão com um pássaro, danificando o dossel da cabine. Esse tipo de incidente não é incomum na aviação”, disse a equipe em um comunicado divulgado no último domingo (28).

publicidade

Veja também:

Jato Hawk T1

As aeronaves utilizadas no show eram os Hawk T1, jatos monomotores com capacidade para superar a velocidade do som e atingir Mach 1,2 durante os mergulhos no ar, atingindo nada menos que 1.482 km/h (921 mph).

publicidade
Dois jatos modelo Hawk T1 dos Red Arrows. Imagem: Red Arrows/Reprodução

Imagem principal: Trevor Beattie/Twitter/Reprodução

Via: Autoevolution

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!