Novas doses da vacina CoronaVac começaram a ser produzidas pelo Instituto Butantan para a imunização de crianças com idade entre 3 e 5 anos, conforme divulgou a Agência Brasil. A previsão é que o volume encomendado pelo Ministério da Saúde, 1 milhão de doses, seja entregue em meados de setembro.
De acordo com o Butantan, o insumo farmacêutico ativo (IFA), que é importado, chegou na semana passada, passou por controle de qualidade e começou a ser envasado. A produção servirá para a campanha de vacinação de crianças de 3 e 5 anos, que foi o último grupo a ser incluído no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Até o momento, a CoronaVac é a única vacina autorizada para essa faixa etária. A recomendação foi feita pelo ministério em 15 de julho e foram usadas as doses já existentes nos estoques dos estados e municípios para este público.
Paralisação vacinação infantil
A atual compra de vacinas foi necessária após alguns estados e municípios paralisarem a campanha de vacinação do grupo contra a Covid por falta de doses; Rio de Janeiro, Brasília, 11 municípios do Rio Grande do Norte e Itapira (SP) são alguns dos que suspenderam a aplicação.
De acordo com números do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, 261.611 crianças de 3 e 4 anos receberam a primeira dose até a primeira quinzena de agosto e apenas 3.168 completaram a vacinação com a segunda dose. O número de crianças que conseguiram iniciar a imunização representa apenas 4,67% da população estimada.
Leia mais!
- Brasil registra segunda morte por varíola dos macacos
- Modelo de IA pode ajudar pacientes com epilepsia a ficarem livres de convulsões
- Senado aprova que planos de saúde cubram tratamentos fora do rol da ANS
Covid-19 e crianças
Um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância (Fiocruz/Unifase) – mostrou que a Covid-19 foi responsável por matar três vezes mais crianças de 6 meses a três anos do que qualquer outra doença considerada evitável.
Dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 também apontaram que o vírus matou uma criança de 5 a 11 anos a cada dois dias no Brasil.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!