Habitantes do estado de Nova York, nos Estados Unidos, puderam presenciar um espetáculo inusitado quando um meteoro cruzou o céu noturno neste domingo (28). O fenômeno foi avistado por ao menos 120 pessoas, incluindo moradores de outros estados norte-americanos e até do Canadá.

Na cidade de Palmyra, Nova York, uma dessas pessoas conseguiu filmar o evento com a câmera no painel de seu carro. O vídeo, que mostra o meteoro surgindo no céu e brilhando por um breve momento antes de desaparecer, pode ser visto abaixo:

publicidade

Segundo a American Meteor Society (AMS), o objeto que cruzou o céu era uma ‘bola de fogo’, que consiste em um meteoro cujo brilho excede uma magnitude de -4. Para fins comparativos, trata-se do mesmo brilho que o planeta Vênus apresenta no céu durante o crepúsculo e a alvorada. Já a Lua, por exemplo, possui uma magnitude de -12.6.

Relatos do meteoro

Embora o evento tenha sido breve – relatos indicam que durou entre 1.5 e 3.5 segundos -, as testemunhas dizem ter ficado maravilhadas com o show. Um casal do estado da Pensilvânia conta que estava passeando com o seu cachorro à noite quando, subitamente, tudo ao seu redor ficou claro.

publicidade

“Estávamos caminhando no escuro, quando, de repente, os campos vazios ao nosso redor ficaram claros como se estivéssemos em uma noite de lua cheia”, narra o casal. “Então olhamos para cima e vimos, por alguns segundos, um lindo meteoro verde atravessando o céu.”

Outro morador da Pensilvânia diz o seguinte: “Foi algo incrível de se avistar. [O meteoro] apareceu do nada no céu, ficou lá por um ou dois segundos e desapareceu quase instantaneamente com um brilho azulado.”

publicidade

Leia mais:

A maioria das testemunhas negaram ter escutado qualquer som associado ao fenômeno, com exceção de algumas pessoas, como um habitante do estado de Nova Jérsei, que disse ter escutado algo como “um boom bem, bem distante” no exato momento em que avistou a bola de fogo.

publicidade

Apesar de causarem deslumbramento toda vez que aparecem, as aparições de meteoros estão longe de ser eventos raros. Milhares dessas rochas espaciais cruzam o nosso céu todos os dias, embora principalmente em áreas ermas e durante o dia, quando não podem ser avistadas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.