Não restam dúvidas de que a descarbonização do transporte se tornou um dos maiores desafios da indústria automotiva. A eletrificação é vista como uma saída para tornar até veículos de grande porte como os ônibus mais verdes.

No entanto, investir em modelos novos pode ser inviável para muitas empresas. Pensando nisso, a Kleanbus se especializou em um processo chamado repotenciação. Se trata de uma solução de custo mais baixo que permite trocar um motor a diesel por outro totalmente elétrico. 

publicidade

A companhia britânica acaba de apresentar os primeiros detalhes de como a sua plataforma modular funciona. Joe Tighe, cofundador e CEO da Kleanbus , disse que o plano é oferecer “um caminho rápido e eficiente para emissões zero, tornando os ônibus mais limpos e silenciosos”.

A Kleanbus também diz que cuida da atualização das garagens dos clientes com a tecnologia de carregamento adequada. Imagem: Kleanbus/Divulgação

Segundo a Kleanbus, sua plataforma combina motores elétricos de primeira linha com uma tecnologia própria de integração. Com essa abordagem, a empresa diz que consegue tirar o máximo dos componentes, o que também envolve uma ampla gama de baterias.

publicidade

No fim, a ideia é criar sistemas que se adaptam às necessidades das empresas de ônibus. O programa de repotenciação consiste ainda de uma avaliação completa de cada veículo, bem como a digitalização do interior para criar projetos sob medida. Em seguida, é feita a instalação do motor elétrico, com novos testes e uma certificação final.

Todo o processo custa um quinto do valor de um ônibus elétrico e leva menos de duas semanas por veículo, destaca a empresa. Os custos operacionais também caem para um terço em comparação com os ônibus a diesel após a conversão.

publicidade

Por fim, segundo o CEO, se a tecnologia se firmar, pode criar frotas de ônibus totalmente elétricos até seis anos antes de o previsto pelos reguladores no Reino Unido.

Imagem principal: Kleanbus/Divulgação

publicidade

Veja também:

Via: Kleanbus, Electric Cars Report

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!