Desde que os anúncios das datas de lançamento de “House of the Dragon” e “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” mostraram que as séries chegariam praticamente juntas, as produções passaram a ser comparadas. Mas quais são as reais semelhanças entre elas, e no que as duas são diferentes?

A pergunta inicial na verdade deveria ser: existe alguma semelhança entre elas? A resposta é sim, mas não são muitas, e algumas delas posso admitir que são forçadas. As duas séries chegam de forma quase simultânea, e pode-se dizer que buscam atingir públicos semelhantes.

publicidade

Ambas se baseiam em obras de grandes autores de fantasia. “House of the Dragon” adapta partes do livro “Fogo & Sangue”, de George R.R. Martin, enquanto “Os Anéis de Poder” se baseia em fragmentos da obra de J.R.R. Tolkien.

Embora Tolkien tenha morrido quando Martin tinha apenas 25 anos, e não haja informações de que os dois tenham interagido em qualquer momento de suas vidas, existem grandes influências da obra de Tolkien na de Martin, que é conhecido como “o Tolkien americano”.

publicidade

Além disso, ambas se tratam de séries de fantasia épica, localizadas em mundos alternativos, em que a magia é uma realidade, e existem criaturas fantásticas. As duas séries também são superproduções milionárias, com “Os Anéis de Poder” ocupando o posto de série mais cara da história.

Rhaenyra Targaryen (à esquerda) e Galadriel (à direita). Imagem: HBO/Prime Video | Montagem: Olhar Digital

Também podemos destacar as protagonistas: em ambas as séries temos mulheres fortes e determinadas ocupando este posto – Galadriel em “Os Anéis de Poder” e Rhaenyra em “House of the Dragon”.

publicidade

Outra grande semelhança é que as duas séries são prelúdios de superproduções de sucesso do passado – “Os Anéis de Poder” acontece milhares de anos antes dos eventos das trilogias de Peter Jackson “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, enquanto “House of the Dragon” se passa cerca de 200 anos antes de “Game of Thrones“.

Por fim, ambas são extremamente bem feitas e nos carregam para mundos diferentes de diferentes povos, dragões, magia e traições.

publicidade

O que há de tão diferente entre as séries?

Certamente haverá mais diferenças, e talvez algumas semelhanças, no decorrer dos demais episódios, afinal apenas dois episódios foram lançados de cada produção. Mas comparar as duas produções em suas essências é bastante complicado.

Por um lado, “Os Anéis de Poder” se baseia mais em uma construção de mundo, apresentando povos diferentes em um momento totalmente novo para o espectador, e o foco continua a ser a boa e velha batalha entre o bem e o mal.

Por outro lado, “House of the Dragon” está mais voltada para brigas por poder, e está bem mais concentrada em apenas um lugar, com um número mais limitado de personagens relevantes até mesmo que sua antecessora “Game of Thrones”.

Se por um lado “Os Anéis de Poder” vai apresentando este mundo lugar a lugar, até que diferentes partes dele eventualmente colidam no decorrer da história, “House of the Dragon” já deixam bem claro para onde as coisas estão indo: uma grande bagunça na sucessão ao trono de um rei.

Leia mais!

Além do mais, como existe esta diferença mais clara entre bem e mal em “Os Anéis de Poder”, conhecemos os diferentes povos sem a desconfiança eterna que “Game of Thrones” emprestou a “House of the Dragon”, em que qualquer um é capaz de se voltar contra o outro a qualquer momento, por mais amigável que pareça.

Apesar de serem épicas e surpreendentes em suas próprias maneiras, “House of the Dragon” e “Os Anéis de Poder” têm abordagens tão diferentes para a fantasia, que acredito que, se não tivessem sido lançadas tão próximas uma da outra, as séries não estariam sendo tão comparadas como hoje são.

O terceiro episódio de “House of the Dragon” chega neste domingo às 22h na HBO e HBO Max, enquanto o terceiro de “Os Anéis de Poder” estreia na próxima sexta feira à 1h da manhã no Prime Video.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!