Os dois primeiros episódios de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” já chegaram ao Prime Video, mas quais são as diferenças entre a série e a obra do autor J R R Tolkien?

Apesar do título, a série se passa milênios antes dos acontecimentos que são foco em “O Senhor dos Anéis”, e não trata-se de uma nova adaptação da obra. Em vez disso, os showrunners J.D. Payne e Patrick McKay reuniram diversos trabalhos da obra de Tolkien, como “O Silmarillion” e os Apêndices de “O Senhor dos Anéis” para criar algo totalmente novo.

publicidade

Por isso, “Os Anéis de Poder” faz diversas alterações na obra, e cria bastante em cima de grandes acontecimentos da Terra-média.

A série se baseia em que livro?

A resposta para esta pergunta pode ser “nenhum”, mas o mais certo seria “vários”. Não existe um único livro que conte a história da série, que se passa na Segunda Era da Terra-média. A história do período está espalhada em diversas obras de Tolkien.

publicidade

O período inclui o levantar e a queda do reino de Númenor e, é claro, a Forja dos Grandes Anéis, que inclui o Um anel, que ficou famoso em “O Senhor dos Anéis“. Mas nem tudo está escrito em detalhes e de forma organizada na obra de Tolkien. É possível encontrar uma linha do tempo condensada destes eventos no Apêndice B de “O Senhor dos Anéis”, chamado de “O Conto dos Anos”.

Então, McKay e Payne basicamente se baseiam neste e em outros Apêndices de “O Senhor dos Anéis”, o que os permite detalhar marcos da Terra-média que Tolkien não poderia com apenas uma linha do tempo. Mas, a série não deve se ater totalmente a esta linha do tempo, e deve alterar os períodos para reunir certos personagens e eventos.

publicidade

Além de “O Senhor dos Anéis”, a dupla de showrunners percorreu outras obras de Tolkien em buscar de dicas para “Os Anéis de Poder”, em especial em busca de acontecimentos da Segunda Era. Algumas destas dicas foram encontradas por eles em canções e contos que os personagens cantam e contam uns aos outros.

Além disso, “O Silmarillion” também deve ter referências na série, afinal ele detalha a criação da Terra-média e os eventos da Primeira Era. A quarta parte do livro, inclusive, se passa na Segunda Era, e uma versão do que foi descrito ali deve estar na série, em especial nos acontecimentos em Númenor.

publicidade

Novos personagens

anéis poder tolkien
Arondir e Bronwyn. Imagem: Prime Video

Isto pode causar arrepios para alguns dos fãs mais leais de J.R.R. Tolkien, mas diversos novos personagens foram criados para a série. No entanto, isto seria mesmo necessário para contar uma história de uma era que não foi tão descrita assim por Tolkien.

Entre eles estão Nori Brandyfoot, uma pé-peluda que gosta de se aventurar vivida por Markella Kavenagh, o elfo Arondir interpretado por Ismael Cruz Córdova e a humana por quem ele se apaixona, Bronwyn interpretada por Nazanin Boniadi, além do humano Halbrand de Charlie Vickers.

Mas, apesar de nunca terem aparecido dentro da obra de Tolkien, estes personagens estão bem inseridos nas histórias de Tolkien. Nori, por exemplo, faz parte dos pés-peludos, um povo ancestral dos hobbits que é mencionado em “O Senhor dos Anéis”.

Por sua vez, outros podem desgostar da relação criada entre Arondir e Bronwyn. Mas, por mais que a relação romântica entre os personagens seja criação na série, existem registros na obra de Tolkien de relações amorosas entre elfos e humanos. Um exemplo disso é o relacionamento entre Arwen e Aragorn em “O Senhor dos Anéis”, mas existem outros casos.

Estes exemplos apontam para uma coisa: apesar de os personagens serem novos, eles derivam do trabalho de Tolkien, e ajudam a preencher lacunas na linha do tempo criada por Tolkien.

Novas histórias

Além de novos personagens, temos também histórias novas ou alteradas. A principal mudança é a centralização de Galadriel, vivida por Morfydd Clark, e sua missão de destruir Sauron. “Os Anéis de Poder” fornecem a Galadriel um protagonismo que ela nunca teve antes, dando ênfase a seu papel como uma comandante e líder, antes de se tornar a Senhora de Lórien.

A mudança fornece uma nova história de origem para uma personagem já conhecida na trilogia “O Senhor dos Anéis”, que deve mudar muito ao longo do tempo até se tornar o que conhecemos na trilogia. Além disso, a insistência de Galadriel em lutar contra o mal, sua bravura e modos heroicos fazem com que ela se encaixe bem entre outros grandes líderes das histórias de Tolkien.

Leia mais!

Além disso, outras histórias levam os leitores de Tolkien a áreas da Terra-média nunca exploradas, como as Terras do Sul, onde estão Bronwyn e Arondir. Os pés-peludos de Nori nos levam para Rhovanion, e Elrond (Robert Aramayo) e Celebrimbor (Charles Edwards) nos colocam dentro do reino dos anões de Khazad-dûm no auge de seu poder.

Os próximos episódios de “Os Anéis de Poder” chegam ao Prime Video às sextas-feiras. Os dois primeiros episódios da série já estão disponíveis na plataforma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!