Serviços de streaming de vídeo como a Netflix oferecem a comodidade de selecionar o que assistir a qualquer momento, dependendo apenas de uma conexão com a internet. Mas, às vezes, a transmissão de filmes e séries da Netflix fica travando, o que pode ser bastante incômodo.

Caso você esteja enfrentando esse tipo de problema, saiba que existem algumas medidas que podem ser tomadas para solucionar o problema. Confira no artigo especial preparado pelo Olhar Digital 5 dicas do que fazer quando a Netflix estiver travando, para que você possa voltar a assistir a seus filmes e séries sem interrupções.

publicidade

Aumentar o plano de internet

Talvez sua internet não seja veloz o suficiente para dar conta de uma transmissão em alta definição. Confira com sua operadora de telefonia mais informações sobre o seu plano, e, se for o caso, altere para um que ofereça internet mais rápida. A Netflix recomenda pelo menos 15 Mbps para transmissões em 4K, mas o ideal é ter mais do que isso.

Provedores de internet constantemente oferecem novos planos para consumidores sem alterar o de clientes antigos. Conversar com a sua operadora ainda pode garantir mais velocidade a um preço abaixo do atual, dependendo de quando foi a última vez que você atualizou o seu plano de internet.

publicidade

Caso você não saiba qual é a velocidade do seu plano, faça um teste online usando o serviço nPerf – saiba mais sobre ele aqui.

Trocar o roteador

Caso você esteja tentando usar o Wi-Fi para assistir conteúdo na Netflix, uma peça que pode prejudicar o sinal de internet e até causar travamentos na transmissão é o seu roteador. Pode ser que o seu modelo não dê conta de uma grande quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, portanto, a substituição por um aparelho mais moderno tem tudo para melhorar a sua experiência geral ao navegar na web.

publicidade

Os roteadores oferecidos pelas operadoras nem sempre são bons o suficiente. Confira nosso artigo especial para saber como fazer para escolher o melhor roteador para o seu uso.

netflix travando
Confira 5 dicas para solucionar o problema de quando a Netflix está travando. Imagem: Vantage_DS/Shutterstock

Aderir ao cabo Ethernet

Substituiu o roteador e ainda assim a Netflix continua travando? Então talvez seja melhor você conectar o dispositivo usado diretamente em um cabo de rede Ethernet. Isso vale para PCs, consoles (como Xbox e PlayStation) e alguns modelos de TV – tablets e celulares precisam ficar no Wi-Fi.

publicidade

A conexão cabeada é mais confiável do que redes sem fio. Por isso, para quem quer a maior velocidade possível com as menores chances de alguma interrupção, o uso de cabos Ethernet acaba sendo fundamental para a melhor experiência de uso da web.

Mudar o roteador de lugar

Às vezes o sinal Wi-Fi não chega com a potência desejada em todos os cômodos da casa. O uso de repetidores de sinal pode ajudar a solucionar essa questão, mas caso você não esteja podendo gastar dinheiro em novos dispositivos, experimente mudar o roteador de posição.

Coloque-o mais próximo do aparelho usado para assistir Netflix e outros serviços de streaming, para, assim, diminuir a quantidade de travamentos durante a transmissão de um filme ou série.

Tire as crianças do Wi-Fi

Como falamos sobre roteadores, às vezes muitos dispositivos conectados a uma rede causam problemas de velocidade, causando os famigerados travamentos na Netflix. Tente reduzir a quantidade de aparelhos na sua conexão Wi-Fi, limitando, por exemplo, o uso de aparelhos de crianças.

Jogos online podem exigir bastante da conexão Wi-Fi, prejudicando inclusive outros tipos de uso da internet. Conecte os aparelhos mais usados com cabos Ethernet (especialmente consoles e PCs) para que as crianças consigam continuar usando sem congestionar o Wi-Fi.

No caso de smartphones e tablets, caso as crianças queiram assistir a alguma coisa ao mesmo tempo que você, uma opção é baixar o conteúdo no dispositivo delas para reprodução offline. Assim você consegue limitar o tempo de uso do dispositivo ao mesmo tempo que permite um pouco de entretenimento aos pequenos.

Imagem: xalien/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!