Pescador captura polvo monstro gigante e quebra recorde de tamanho

Por Rodrigo Mozelli, editado por Lucas Soares 05/09/2022 22h50, atualizada em 06/09/2022 08h40
polvo
Imagem: Henner Damke/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um pescador do Havaí, EUA, capturou um polvo gigante e quebrou recorde estadual que perdurava por 20 anos. Michael Matsunaga, 69 anos, conseguiu o feito em 30 de agosto, nas águas de Turtle Bay, perto da ilha de O’ahu, onde mora.

No dia, Matsunaga estava pescando no fundo da coluna de água para atingir peixes que vivem no solo ou perto dele. Foi então que sua isca – composta de peixes e lulas -, a uma profundidade de cerca de 12,1 m, pescou algo.

Leia mais:

Ao HawaiiNewsNow, o pescador disse que o que foi capturado “parecia estar preso”. Michael indicou que sua dificuldade maior não foi trazer o bicho ao barco, mas sim, quando ele já estava na embarcação. “Ele tem oito pernas. Eu tenho dois braços. Tentei colocá-lo no refrigerador, mas ele tentou escapar. Finalmente o coloquei no refrigerador. Então, tive que sentar no refrigerador porque ele estava meio me levantando”, contou.

Polvo de 11,77 kg é novo recorde estadual (Imagem: Divulgação/Hana Pa’a Fishing Co.)

De lá, Matsunaga levou o bicho para ser pesado e, com 11,77 kg, constatou-se que esse passou a ser o maior polvo pescado na história do Estado. Curiosamente, o recorde anterior pertencia ao irmão de Michael, Stewart, 69 anos, que pescou um polvo de 8,61 kg em 2000.

Iguaria local

No Havaí, o polvo é um ingrediente presente no poke, popular prato de frutos do mar e um dos pilares da culinária local. Ainda assim, Matsunaga pretende ferver “uma perna (do animal) de cada vez” na cerveja.

Segundo o aquário de Wakiki, há duas espécies de polvo comuns no Havaí – o polvo diurno (Octopus Cyanea) e o polvo noturno (Octopus Ornatus). Ambas as espécies são relativamente pequenas, geralmente atingindo envergadura máxima de 60 a 90 cm e pesando cerca de 10 kg.

Imagem destacada: Henner Damke/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.