Com a apresentação da nova família do iPhone, com o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro, a Apple descontinuou a venda oficial do iPhone 11, assim a empresa agora só tem aparelhos 5G em seu catálogo.

O smartphone estava disponível no mundo desde seu lançamento em 2019, sendo o último dos novos celulares da empresa da maçã com carregador entregue na embalagem.

publicidade

Diferente de praticamente toda a concorrência, a Apple não costuma reforçar sua linha de intermediários (com os iPhone SE). No lugar deste tipo de lançamento, a empresa da maçã segura o produto do ano anterior e segue com ele por alguns anos. É o caso do iPhone 12 e iPhone 11, sendo este último o mais antigo da dupla.

Leia também:

publicidade

É ele que deixa de ser comercializado pela Apple. O iPhone 11 foi lançado em setembro de 2019, junto do iPhone 11 Pro e Pro Max. Com ele a empresa da maçã trouxe melhorias interessantes, como reconhecimento facial do Face ID 30% mais veloz e o chip A13 Bionic. Ele segue a mesma cartilha de pequenos incrementos de velocidade e eficiência energética, como acontece a cada ano.

O que chamou atenção de verdade foi o conjunto de câmeras. O iPhone 11 foi o primeiro modelo de base da Apple com duas lentes na parte traseira e a família de aparelhos inaugurou o modo noturno nos celulares da empresa americana.

publicidade
iPhone 11 Pro Max (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 11 Pro Max (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Com o iPhone 11 Pro e sua variante Max a Apple conseguiu aumentar as horas de autonomia da bateria, entregou brilho mais alto e colocou uma terceira lente que acabou criando um visual de cooktop.

iPhone 11 tem recall de tela e foi o mais vendido do mundo

Nem tudo brilhou no iPhone 11 e a Apple foi forçada a iniciar um programa de substituição, ou recall, para resolver problemas crônicos na tela do celular. A empresa da maçã troca gratuitamente os modelos fabricados entre novembro de 2019 e maio de 2020 e que apresentam falhas na resposta ao toque feito diretamente no display.

publicidade

“A Apple identificou que uma pequena porcentagem de telas do iPhone 11 podem deixar de responder ao toque por causa de um problema no módulo da tela.. Os dispositivos afetados foram fabricados entre novembro de 2019 e maio de 2020”, diz a empresa em nota.

Por outro lado, o iPhone 11 foi o celular mais vendido do mundo durante 2020, isso de acordo com pesquisa feita pela consultoria de mercado Omdia. Até a divulgação dos dados, em fevereiro do ano passado, a Apple somou 64 milhões de unidades do aparelho comercializadas pelo mundo – o segundo colocado foi o iPhone SE, com 40 milhões de unidades a menos.

Neste ranking com os 10 celulares mais vendidos do mundo, a Apple ocupava cinco posições, a Samsung pega quatro e a Xiaomi aparece com um colocado.

Já a Counterpoint, outra consultoria de mercado, mostrou que no durante abril de 2022 a situação é bem diferente, mas ainda coloca cinco modelos de iPhone na lista dos 10 celulares mais vendidos do mundo. Nesta lista o iPhone 11 não aparece em nenhuma posição, mas os nomes estão assim:

  1. iPhone 13
  2. iPhone 13 Pro Max
  3. iPhone 13 Pro
  4. iPhone 12
  5. Galaxy S22 Ultra
  6. Galaxy A13
  7. iPhone SE (2022)
  8. Galaxy A03 Core
  9. Galaxy A53
  10. Redmi Note 11 LTE

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!