Como serão os uniformes espaciais da Artemis? Empresa já foi contratada

Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 08/09/2022 18h01, atualizada em 12/09/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA definiu na última quarta-feira (7) a empresa que  vai ser responsável pelos trajes da missão Artemis 3, que finalmente deve colocar humanos novamente na Lua, prevista para ocorrer em 2025. De acordo com a agência, a Axiom Space vai ter o desafio de criar um traje de próxima geração e sistemas de suporte, e para demonstrar seu uso na superfície lunar.

A empresa venceu uma disputa com a Collins Aerospace e ganhou o direito de desenvolver as peças com um orçamento de US$ 228 milhões. Para as idas posteriores à Lua, outras empresas também terão a chance de participar de uma nova licitação.

“A NASA tem orgulho de fazer parceria com a indústria comercial nesta missão histórica que impulsionará os Estados Unidos a construir uma presença duradoura na superfície da Lua”, disse Lara Kearney, gerente do programa de Atividade Extraveicular e Mobilidade da Superfície Humana da NASA. “O que aprendemos sobre Artemis III e futuras missões na Lua e ao redor da Lua abrirá o caminho para missões a Marte. Os trajes espaciais nos permitem literalmente dar o próximo passo.”

Como devem ser os trajes espaciais da Artemis?

Ainda não há detalhes sobre como devem ser os trajes da Artemis. Na última vez que estivemos na Lua, há 50 anos, eram usados os modelos do Projeto Apollo, que marcaram o imaginário em torno dos astronautas. Agora, é esperado que as roupas sejam mais versáteis já que devem permitir que astronautas caminhem na órbita da Terra e da Lua, além do solo lunar.

Leia mais:

O comunicado da NASA explica ainda que os uniformes serão testados em vários cenários especiais antes de serem entregues e que devem atender uma série de exigências e necessidades dos astronautas. 

Ainda de acordo com a agência, a missão Artemis vai abrir caminho para uma presença lunar sustentável a longo prazo e servindo como um trampolim para futuras missões de astronautas a Marte.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: