Steve Jobs: Familiares e amigos criam arquivo digital do criador da Apple

Rodrigo Mozelli
Rodrigo Mozelli, editado por Acsa Gomes 08/09/2022 03:40, atualizada em 09/09/2022 16:27

Amigos e familiares de Steve Jobs lançaram o Steve Jobs Archive, site que celebra a vida do fundador da Apple e um dos mais influentes personagens da tecnologia mundial.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, o site é bem simples. No topo, há um e-mail em tom poético enviado por Steve Jobs a si mesmo e que trata sobre sua admiração pela humanidade. Mais abaixo, há algumas citações de Jobs. Quando o usuário amplia uma delas, surge um vídeo ou um áudio com o trecho selecionado. No fim do site, há uma descrição sobre o projeto.

Leia mais:

Cabeçalho do site Steve Jobs Archive (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Na mensagem, os criadores do projeto dizem que “com respeito pelo passado e empolgação pelo futuro, o Steve Jobs Archive oferece às pessoas ferramentas e oportunidades para façam sua própria contribuição”.

O trecho diz ainda que “estamos criando programas, amizades, coleções e parcerias que refletem os valores de Steve e que carregam seu senso de possibilidade adiante”.

Um comunicado à imprensa diz ainda que o arquivo “atuará como um repositório de materiais históricos relacionados ao Steve. Alguns deles, inclusive, nunca vieram a público”. Mais informações sobre a ferramenta deverão ser divulgadas nos próximos meses.

O anúncio do arquivo foi feito pela viúva de Steve, Laurene Powell Jobs, na quarta-feira (7). “Enquanto criamos materiais físicos e artefatos, o arquivo é muito mais sobre ideias”, disse.

Laurene ainda afirmou que o projeto “é enraizado na noção de longa data de Steve de que, fora do mundo natural, tudo no ambiente construído e todos os sistemas que governam nossa vida no planeta foram criados e projetados por outros humanos. Uma vez que você tenha esse insight, você entende que você, como humano, pode mudá-lo, pode estimulá-lo, pode talvez, interrogá-lo e esticá-lo. Dessa forma, o progresso humano acontece”.

Com informações do The Verge

Imagem destacada: Matthew Yohe/CC BY-SA 3.0

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli
Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Acsa Gomes

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email