Durante o Code Conference em Los Angeles, evento de desenvolvimento de softwares, Sundar Pichai, CEO da Alphabet – empresa mãe do Google -, deu algumas declarações sobre a empresa ser pró-competitividade em referência às acusações da empresa dominar o mercado de publicidade digital. E também citou o planejamento para o crescimento de 20% de produtividade.
De acordo com reportagem da Bloomberg, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está se preparando para processar o Google pela suposta acusação da empresa estar em uma posição dominante no mercado de publicidade digital. Segundo as informações, o DOJ pode apresentar o processo já em setembro.
Leia mais:
- Mark Zuckerberg faz selfie no metaverso da Meta e é criticado
- Chromecast com Google TV pode ganhar versão mais barata em breve
- Nova atualização do Google Chrome corrige grave problema de segurança

Para defender a empresa, Pichai exemplificou a concorrência no mercado de publicidade digital citando empresas como Apple e Microsoft. Também citou a ascensão do TikTok como rival na categoria de vídeos “mostra que há concorrência no espaço” e “o quão vibrante esse mercado é comparado aos anos anteriores”.
Possíveis demissões e produtividade
O executivo também sinalizou para possíveis demissões devido à desaceleração no mercado de tecnologia. “Queremos ter certeza de que, como empresa, quando você tem menos recursos do que antes, está priorizando todas as coisas certas para trabalhar e seus funcionários são realmente produtivos para que possam ter impacto efetivo nas coisas em que estão trabalhando. É nisso que estamos gastando nosso tempo.”, disse Pichai.
Ao ser perguntado pela apresentadora Kara Swisher sobre como o Google poderia ser mais eficiente, o executivo respondeu dizendo que “Às vezes, há áreas para progredir onde você tem três pessoas tomando decisões, entendendo isso e reduzindo para duas ou uma, melhora a eficiência em 20%”.
Com informações de Wall Street Journal e Bloomberg
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!