Com o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, a Apple finalmente apresentou a sua solução para o fim do notch, a Dynamic Island, um recorte em forma de pílula na tela totalmente integrado ao iOS 16, que mostra notificações, alarmes ou atividades, sem te tirar do que você está fazendo no app que está aberto.

Dynamic Island mostra ligação em andamento
Dynamic Island mostra ligação em andamento / Divulgação: Apple

O interessante é que a Dynamic Island permite que o usuário não só saiba instantaneamente várias informações, mas também é um recurso contextual, que exibe o que é relevante na hora certa, e também permite que o usuário interaja com essas informações diretamente nela.

A Dynamic Island funciona não só com apps da Apple como Maps, Relógio ou Apple Music, mas também com apps de terceiros, que podem usar o recurso para exibir notificações. Assim, fica fácil saber quando o Uber está chegando, ou suas compras serão entregues, além de acompanhar os resultados de esportes.

Dynamic Island mostra ligação com notificação ativa
Dynamic Island mostra ligação com notificação ativa / Divulgação: Apple

Por exemplo, quando alguém te ligar, a Dynamic Island vai ocupar a extensão lateral do iPhone para chamar a atenção do usuário, mas sem tirar o seu foco principal de trabalho, o app no qual está trabalhando na hora. Da mesma forma, ao usar o Face ID para fazer uma autenticação ou pagamento, a Dynamic Island também se amplia.

publicidade

O vídeo abaixo mostra como a Dynamic Island funciona.

Dynamic Island só é possível pela nova câmera TrueDepth do iPhone 14 Pro

Nas gerações anteriores do iPhone, o conjunto da câmera TrueDepth ocupava mais espaço, o que tornava necessária a presença do notch. Com o notch, a quantidade de informações que podiam ser mostradas na barra superior do iPhone foi reduzida, o que acabava afetando a própria funcionalidade do dispositivo.

A nova geração da câmera TrueDepth usada nos modelos Pro da linha iPhone eliminou o notch, mas de quebra ainda adicionou novos recursos e possibilidades de interação. Assim, acredito que a solução encontrada pela Apple com a Dynamic Island foi tão elegante quanto funcional.

Uma breve história do notch

A Apple usou o notch pela primeira vez em 2017 com o iPhone X, para abrigar a câmera selfie e também o novo recurso desse modelo, o Face ID, que substituiu o Touch ID. Ele foi mantido praticamente nas mesmas dimensões, mas o iPhone 13 tinha um notch levemente menor, mas nada muito significativo.

Em março desse ano, soubemos que ele seria substituído na linha iPhone 14 Pro por um vazamento, que mostrava dois recortes, um em formato de pílula e outro circular, para a câmera selfie, uma previsão que se mostrou acertada.

O que ninguém imaginava era que a Apple iria optar por manter os dois recortes unidos ao deixar o miolo deles preto na tela, assim como as novas animações e formas de interação.

Dynamic Island com a tela desligada mostra dois recortes

Comparação da Dynamic Island com a tela acesa e apagada
Comparação da Dynamic Island com a tela acesa e apagada / Divulgação: Apple

A Dynamic Island pode parecer um recorte único no formato de pílula, mas na verdade são dois, um nesse formato horizontal, no qual fica o Face ID, e o outro, um recorte circular tradicional com a nova câmera TrueDepth, pela primeira vez reduzida o suficiente para caber nesse espaço.

Assim, toda a “mágica” da Dynamic Island acontece com a tela ligada, e é feita por software, ou seja, pelo iOS 16 e pela sua tela OLED, que mostra cores pretas que são indistinguíveis dos recortes de hardware. É claro que preciso testar os novos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max para ver como esse novo recurso funciona na prática, mas já posso dizer que achei a solução bem engenhosa, e para mim a Apple acertou em cheio com a Dynamic Island.

Leia também:

E quando os usuários brasileiros poderão testar o iPhone 14 Pro e o 14 Pro Max com a Dynamic Island? Já sabemos quanto eles vão custar por aqui, mas a data exata de lançamento ainda não foi informada pela Apple. Em seu site, a Apple diz que “o iPhone 14 Pro chegou, confira em breve a disponibilidade”, assim ele não deve demorar muito.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!