O Google ampliou seu projeto “User Choice Billing” para possibilitar que mais desenvolvedores de aplicativos Android – que não sejam de jogos – ofereçam opções de pagamento de terceiros como alternativas ao Google Play. 

Os especialistas podem ver suas taxas de serviço, geralmente entre 15% a 30%, reduzidas para 4% quando os clientes escolherem uma nova opção de cobrança de terceiros, que o desenvolvedor (não o Google) deve oferecer suporte em caso de problemas do cliente.

publicidade

Leia mais:

Os desenvolvedores registrados do Espaço Econômico Europeu (EEE), Índia, Japão, Indonésia e Austrália já estavam habilitados para participar do User Choice Billing desde o dia 01 de setembro.

publicidade

Além disso, o Google afirma que 99% dos desenvolvedores que usam o faturamento da própria Play Store se qualificam para a taxa de serviço de 15%, porém é o Spotify que gera receita globalmente e que paga ao Google os 30% em cada compra no aplicativo.

O User Choice Billing foi lançado primeiramente em março com o Spotify nomeado como seu primeiro parceiro, e logo após o Google foi forçado a oferecer pagamentos alternativos no aplicativo na Coreia do Sul. 

publicidade
Google
Imagem: Próxima Studio/Shutterstock

As medidas vêm em resposta direta às intensas críticas que Google e a Apple receberam globalmente sobre as taxas que cobram dos desenvolvedores em relação às compras feitas em suas lojas digitais, que bloquearam os desenvolvedores de sistemas de pagamento de terceiros.

Até o momento, não existem informações de quando esse programa será ampliado para os desenvolvedores de jogos. O Google diz apenas que “esperamos que os detalhes deste piloto continuem evoluindo à medida que aprendemos mais e recebemos feedbacks adicionais”.

publicidade

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!