A Marinha dos EUA admitiu que tem muito mais vídeos de OVNIs (objetos voadores não identificados ou fenômenos aéreos não identificados (UAP), como o Departamento de Defesa (DOD) prefere chamá-los) dos que os já divulgados, no entanto, não pretende revelar o conteúdo para não prejudicar a segurança nacional. A declaração veio em resposta a uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) apresentada pelo site de transparência do governo, The Black Vault. 

De acordo com informações do Science Alert, o Black Vault apresentou o pedido da FOIA à Marinha dos EUA em abril de 2020 – o vazamento de outros três vídeos que circularam na internet chamaram atenção do público e dos responsáveis pelo site, que decidiram pedir a divulgação de todos os conteúdos do tipo. Os vídeos foram desclassificados (desconsiderados como UAP) porque já haviam sido “discutidos extensivamente em domínio público”. 

Imagem gravada por avião militar dos EUA mostra objeto voador não identificado (OVNI). Imagem: Departamento de Defesa dos EUA

De acordo com nota da Marinha enviada ao Black Vault, “os vídeos solicitados contêm informações confidenciais relacionadas a Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP) e são classificados e isentos de divulgação em sua totalidade”, disse Gary Cason, vice-diretor do Escritório do Programa DON FOIA/PA, na carta de resposta (confira ela aqui).  

“A divulgação dessas informações prejudicará a segurança nacional, pois pode fornecer aos adversários informações valiosas sobre operações, vulnerabilidades e/ou capacidades do Departamento de Defesa/Marinha. Nenhuma parte dos vídeos pode ser segregada para lançamento.” 

publicidade

Ainda conforme reportagem do Science, a declaração deixa clara a existência de possíveis encontros inexplicáveis com OVNIs, ao mesmo tempo em que demonstra o quanto as Forças responsáveis dos EUA levam a sério a proteção desses dados, bem como a potencial ameaça que representam.  

Leia mais! 

Vale lembrar que em maio deste ano o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) realizou sua primeira audiência pública sobre OVNIs desde a década de 1960. A audiência discutiu principalmente um relatório do Pentágono de junho de 2021 que revelou que os pilotos da Marinha dos EUA já relataram ao menos 144 avistamentos de UAP desde 2004. 

Recentemente, a pasta comunicou que receberá financiamento federal para abrir um novo escritório focado exclusivamente no gerenciamento de relatos de avistamentos de OVNIs pelo Exército, Marinha e Força Aérea dos EUA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!